Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 04-06-2009

Primeira peça do Airbus é resgatada por helicóptero Helicóptero
Helicóptero resgatou a peça de aproximadamente 2,5 m² e duas boias.
Primeira peça do Airbus é resgatada por helicóptero Helicóptero
Foto: G1

A Aeronáutica informou que um helicóptero Lynx resgatou por volta das 13h desta quinta-feira (4) um suporte utilizado para acomodação de cargas em aviões, de aproximadamente 2,5 m², e duas bóias. O helicóptero faz parte do trabalho de buscas no Oceano Atlântico do voo AF 447, que caiu depois de decolar do Rio de Janeiro em direção a Paris, com 228 pessoas a bordo.

O helicóptero estava embarcado na Fragata Constituição. Os destroços foram vistos nesta manhã por um avião C-130 Hércules da Força Aérea Brasileira a 550 km de Fernando de Noronha.

A Aeronáutica informou, mais cedo, que haviam sido localizados novos pontos de destroços. Também foram divulgadas novas imagens do trabalho de resgate, na região de Fernando de Noronha.

Segundo nota divulgada nesta manhã, uma aeronave R-99 da Força Aérea Brasileira (FAB) identificou novos vestígios a sudoeste dos penedos de São Pedro e São Paulo. No total, 11 aviões estão mobilizados, com base em Natal e Fernando de Noronha.

O texto afirma que, pela primeira vez durante a operação, um helicóptero Blackhawk participa das buscas.

O brigadeiro Ramon Borges Carlos, do Departamento de Controle do Espaço Aéreo, disse que essa aeronave foi vasculhar um ponto localizado pelo R-99. "Os helicópteros ainda não estão sendo usados para fazer o resgate do material dos navios", afirmou ele, que participou de uma entrevista, no Recife. "O que estamos fazendo é utilizar os barcos para fazer o resgate e, a partir do momento que tiver uma quantidade considerável, vamos utilizar helicópteros para fazer o transporte até Noronha."

Ele disse que, entre os destroços encontrados, estão partes interna e externa do Airbus. "Foram encontrados alguns pedaços marrons, brancos e dois amarelos e isso não corresponde à parte externa da aeronave e sim à interna, à parte que nós temos depósito de bagagens, cadeiras e materiais de cobertura. É esse equipamento que está sendo avistado."

Cardoso diz que as equipes já estão trabalhando no recolhimento do material indicado pelas aeronaves. "Até ontem [quarta], a nossa preocupação maior era encontrar os corpos, antes de recolher as peças. Mesmo passando pelos locais onde vimos os destroços, nós não parávamos o navio. Hoje, então, podemos colocar os dois trabalhos no mesmo nível de interesse."

Área de buscas

O brigadeiro afirmou que a área de busca foi reduzida para 6 mil quilômetros quadrados, por causa da concentração de destroços. Antes, as equipes chegaram a vasculhar 9,7 mil quilômetros quadrados.

A Marinha informou que três navios brasileiros estão na região onde foram encontrados destroços na terça-feira (2). Cardoso diz que a visibilidade está "um pouco" restrita nesta manhã, com chuvas esparsas e teto baixo, mas o trabalho de busca continua sendo feito, normalmente, inclusive pelas aeronaves.

Segundo a Marinha, as buscas por possíveis sobreviventes, corpos e destroços do Airbus serão feitas por um total de cinco navios brasileiros. Os últimos têm previsão de chagada ao local no sábado (6). "Há uma demora na chegada, porque as distâncias são relativamente grandes, aproximadamente 80 a 100 quilômetros que os barcos têm que se dirigir para chegar até lá [locais onde os destroços foram avistados]", disse o brigadeiro Cardoso, na entrevista.

Equipes e prioridade

O brigadeiro afirma que cerca de 150 pessoas participam das atividades de resgate, incluindo equipes que estão em Natal, no Recife e em Fernando de Noronha. "Estávamos dando uma prioridade para corpos mas, como não estamos encontrando, não podemos aguardar mais tempo para recolher destroços. Vamos começar a fazer as duas coisas ao mesmo tempo", afirmou.

Ele reiterou que não há previsão de término dos trabalhos. "Hoje, em Fernando de Noronha, já colocamos uma quantidade grande de equipamentos e material para atender a todas as equipes que participam da busca", disse Cardoso. "Também estamos trabalhando com a parte de alimentação e alojamento, para que eles possam ficar no arquipélago."

Passageiros

As peças retiradas da água devem ser encaminhadas aos técnicos franceses, responsáveis pelas investigações sobre as causas do acidente. No avião, estavam 228 pessoas, incluindo passageiros e tripulantes.

Na quarta-feira (3), a Air France divulgou uma lista parcial, com os nomes de 53 brasileiros que estavam na aeronave. Nomes de estrangeiros, cinco brasileiros e da tripulação ficaram fora da relação.

Segundo a companhia aérea, alguns ocupantes da aeronave não tiveram os nomes incluídos na lista a pedido de parentes.

Primeira peça do Airbus é resgatada por helicóptero
Helicóptero resgatou a peça de aproximadamente 2,5 m² e duas boias.
Aeronave faz parte dos trabalhos de resgate ao Airbus da Air France.


Sobre Marataízes:
Conheça os Hotéis e Pousadas de Marataizes.Notícias do Brasil e do Mundo em tempo real. Você encontra tudo isso em nosso site parceiro o mais completo portal de Marataízes. Acesse o Portal de Marataizes o mais novo guia comercial de Marataízes e Itapemirim.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Crispim José Silva    |      Imprimir