Categoria Politica  Noticia Atualizada em 05-06-2009

Serra e Kassab anunciam nova marginal do Tietê para 2010
A previsão de conclusão da obra para pistas auxiliares é março de 2010
Serra e Kassab anunciam nova marginal do Tietê para 2010
Foto: Milton Michida/Divulgação

O governador de São Paulo, José Serra, e o prefeito da capital, Gilberto Kassab, apresentaram nesta quinta-feira o projeto para as obras da Nova Marginal do Tietê.

Segundo a Secretaria dos Transportes do Estado, serão ampliados de cada lado 23 km de pistas, criando-se três novas faixas, além da construção de quatro novas pontes (Complexo Bandeiras, Cruzeiro do Sul, Tatuapé e Complexo Dutra/Castelo Branco) e três viadutos. A previsão de conclusão da obra para pistas auxiliares é março de 2010 e para as pontes e viadutos, outubro de 2010.

O empreendimento total está orçado em R$ 1,3 bilhão e terá investimentos do governo do Estado e das concessionárias que administram as rodovias Bandeirantes/Anhangüera e Ayrton Senna/Carvalho Pinto. "É uma obra que é financiada com recursos do Tesouro e com dinheiro público das concessionárias, que é dinheiro do pedágio, segundo projeto e orientação do próprio governo", afirmou Serra.

Atualmente, a marginal Tietê apresenta filas de congestionamento de 30 km, em média, nos períodos de pico, representando 25% do total de lentidão medida na cidade de São Paulo. O desperdício de tempo significa 1,7 milhão de horas ao ano e o de combustível, 1,5 milhão de litros por ano.

Com as obras, o tempo das viagens deve diminuir cerca de 35%, segundo estimativa da secretaria. O tráfego para as rodovias Castelo Branco, Ayrton Senna, Dutra, Fernão Dias, Anhangüera e Bandeirantes deve ter fluxo mais rápido.

A construção da Nova Marginal será dividida em três trechos. Um deles será de responsabilidade da Dersa, que vai do viaduto da Companhian Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) até a confluência com a rua Ulisses Cruz, no Tatuapé, num total de 15,2 km.

A concessionária AutoBan será responsável pelo trecho de 4 km que vai do viaduto da CPTM até o Cebolão (rodovia Anhangüera). Já a concessionária que assumirá a rodovia Ayrton Senna será responsável pelo trecho do Tatuapé à Ayrton Senna, no total de 3,5 km.

O programa de compensação ambiental prevê o plantio de cerca de 83 mil árvores ao longo da marginal e vias de acesso à via, com melhoria do o calçamento. Deve haver investimento no Programa Várzeas do Tietê, que incluirá a execução de ciclovia e de uma Estrada Parque ao longo de 23,3 Km de extensão.

Serra e Kassab anunciam nova marginal do Tietê para 2010.

A previsão de conclusão da obra para pistas auxiliares é março de 2010.


 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir