Categoria Geral  Noticia Atualizada em 05-06-2009

Candidato à Presidência de Guiné-Bissau é morto a tiros
O candidato à Presidência de Guiné-Bissau Baciro Dabó, que concorreria nas eleições de 28 de junho
Candidato à Presidência de Guiné-Bissau é morto a tiros
Foto: Isabel Marisa serafim/Lusa

Dacar, 5 jun (EFE).- O candidato à Presidência de Guiné-Bissau Baciro Dabó, que concorreria nas eleições de 28 de junho, foi assassinado hoje com vários tiros, informou a rádio pública local.

A emissora assinalou que o candidato foi assassinado por "homens armados não identificados" que invadiram sua casa no começo da manhã de hoje (local) e o balearam várias vezes.

A rádio privada senegalesa "RFM" lembrou que Dabó deixou recente o cargo de ministro de Administração Territorial do Governo liderado pelo atual primeiro-ministro, Carlos Gomes Júnior, para apresentar-se às eleições.

A emissora também indicou que Dabó era muito próximo politicamente ao anterior presidente, João Bernardo Vieira, assassinado por militares no dia 2 de março.

As eleições presidenciais foram convocadas após os assassinatos, no começo de março, de Vieira e do chefe das Forças Amadas, general Batista Tagme Na Wai, que colocaram o país, um dos mais instáveis e pobres da África Ocidental, em uma situação crítica.

Vítima de um atentado a bomba que destruir parcialmente a sede do Estado-Maior, o general Tagme Na Wai morreu em 1º de março à noite, enquanto Vieira foi assassinado na madrugada do dia seguinte por um grupo de militares.

As eleições teriam de acontecer num prazo anterior a 60 dias da morte do presidente, mas tiveram de ser adiadas até o dia 28 de junho porque o país não tinha condições de organizar um pleito nesse período de tempo.

Desde sua independência de Portugal, em 1974, Guiné-Bissau sofreu uma série de golpes de Estado e de enfrentamentos entre facções rivais do Exército. EFE

Candidato à Presidência de Guiné-Bissau é morto a tiros

Fonte: G1
 
Por:  Robson Souza Santos    |      Imprimir