Categoria Trag�dia  Noticia Atualizada em 05-06-2009

Chuva e visibilidade ruim prejudicam buscas por Airbus
Navio franc�s procura destro�os do voo 447 em alto-mar
Chuva e visibilidade ruim prejudicam buscas por Airbus
Foto: www.abril.com.br

As condi��es meteorol�gicas prejudicam o trabalho de buscas por destro�os do Airbus que desapareceu no com 228 passageiros a bordo, informou nesta sexta-feira (5) o brigadeiro Ramon Cardoso, diretor do Departamento de Controle do Espa�o A�reo da Aeron�utica (Decea).

"A condi��o meteorol�gica est� bastante ruim: muita chuva, visibilidade baixa", disse o brigadeiro, em entrevista coletiva concedida esta manh�. Segundo ele, mesmo o trabalho de detec��o de materiais por meio de radar � feita com dificuldades.

As equipes est�o sendo deslocadas para locais mais prop�cios � procura por sinais da aeronave. "Independente da meteorologia, escolhemos �reas onde a visibilidade � um pouco melhor e colocamos as aeronaves nessas �reas", afirmou Cardoso. Cinco regi�es est�o sendo sobrevoadas nesta sexta. Ele afirmou ainda que o per�metro das opera��es teve de ser ampliado levando em conta a movimenta��o das correntes mar�timas.

Um dos pilotos da For�a A�rea Brasileira (FAB) envolvido na miss�o vai conversar com os familiares de v�timas, que chegaram em Recife esta manh�. Ele vai detalhar como a busca � realizada e os fatores que complicam a descoberta de novos destro�os. "N�s vamos mostrar para eles a dificuldade de se fazer a visualiza��o, para isso n�s precisamos de equipes especializadas que tenham longo treinamento. � uma tarefa exptremamente complexa, que dura v�rias horas", contou o brigadeiro.

Hist�rico
O voo AF 447 da Air France, operado por um Airbus A 330-200, desapareceu com 228 pessoas a bordo depois de decolar do Rio �s 19h de domingo (31). A chegada na capital francesa estava prevista para as 6h15 (de Bras�lia), segundo a empresa.

O desastre aconteceu a meio caminho das costas do Brasil e da �frica, onde ocorrem as buscas. A expectativa de encontrar sobreviventes, no entanto, � muito pequena. De acordo com a companhia e a Ag�ncia Nacional de Avia��o Civil (Anac), 58 brasileiros embarcaram na aeronave. A lista parcial dos nomes dos passageiros do Brasil foi divulgada pela Air France na noite de quarta.

Chuva e visibilidade ruim prejudicam buscas por Airbus
Condi��es meteorol�gicas complicam trabalho das equipes da FAB e da Marinha, afirma brigadeiro

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir