Categoria Geral  Noticia Atualizada em 05-06-2009

Lula diz que países ricos devem pagar por preservação
Presidente participou de ato de criação de reservas em Caravelas (BA).
Lula diz que países ricos devem pagar por preservação
Foto: www.g1.com.br

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva aproveitou o Dia Mundial do Meio Ambiente para reiterar o discurso de que os países ricos devem pagar pela preservação nos países em desenvolvimento.

"É preciso que os países ricos que já desmataram todas a suas florestas, comecem a pagar para que a gente preserve a nossa, para que a gente possa melhorar a qualidade de vida do nosso povo", disse Lula em discurso durante ato de criação de reservas extrativistas em Caravelas (BA).

"E que ninguém imagine que a Amazonia é deles. A Amazonia é nossa. É brasileira, é verde e amarela. Nós queremos preservá-la, mas nos também precisamos cuidar de 25 milhões de seres humanos que querem ter carro, geladeira, televisão, as coisas que todo mundo deseja ter", afirmou.
Antes de iniciar o discurso, o presidente pediu um minuto de silêncio pelas vítimas do vôo 447 da Air France.

Divergências entre ministros

Em entrevista logo após o discurso, o presidente voltou a comparar a divergência entre o ministro Carlos Minc (Meio Ambiente) e outros colegas na área ambiental a "briga entre filhos".

"Eu disse ontem na Costa Rica que quando um pai tem muitos filhos e os pais saem de casa, os filhos fazem algazarra, brigam entre si. Pretendo reunir os filhos para que eles se coloquem de acordo. Não tem nenhum sentido que haja um briga entre dois ministros. Não é necessário. Se tem divergência, ela é colocada na mesa do presidente e a gente resolve", disse.

Salvadores da pátria

No discurso, Lula também alertou o público presente de que é preciso tomar cuidado com "salvadores da pátria" que, segundo ele, começam a aparecer na televisão quando se aproxima o período eleitoral.

"Eu tenho mais um ano e meio de mandato. Tem muita coisa para fazer nesse país. A única coisa que eu peço para vocês é o seguinte: tomerm cuidado porque agora tá chegando o ano eleitoral e quando vai se aproximando o ano eleitoral vocês vão vendo as pessoas começam a aparecer na televisão como salvadores da pátria", disse Lula ao final do discurso, transmitido pela TV NBR, do governo.


Lula diz que países ricos devem pagar por preservação
Presidente participou de ato de criação de reservas em Caravelas (BA).
Antes de discurso, ele pediu 1 minuto de silêncio pelas vítimas do vôo 447.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir