Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 06-06-2009

FAB diz que só vai divulgar destroços após confirmação
Oficiais embarcam em avião radar que participa das buscas
FAB diz que só vai divulgar destroços após confirmação
Foto: www.abril.com.br

A Aeronáutica e a Marinha divulgaram nota nesta sexta-feira (5) na qual informam que só irão divulgar o resgate de destroços do avião da Air France após a identificação de que os objetos são mesmo da aeronave. O Airbus desapareceu quando fazia a rota Rio-Paris, na noite de domingo (31).

"A fim de evitar erros de interpretação na divulgação dos fatos relacionados às buscas da aeronave A-330 da Air France (...), a partir de hoje, os avistamentos na área de buscas serão divulgados apenas depois de identificados positivamente como destroços do voo AF 447. Esta identificação somente será possível após o recolhimento destes vestígios e a confirmação junto a companhia aérea", informa a nota oficial.

Na quinta-feira o governo brasileiro divulgou a informação de que os destroços recuperados nos locais das buscas, a cerca de 500 quilômetros do arquipélago de Fernando de Noronha, foram descartados como sendo do Airbus da Air France.

Esta informação contradisse as afirmações do Ministro da Defesa, Nelson Jobim, que no dia anterior havia confirmado que os destroços encontrados eram com certeza do avião.

Buscas
De acordo com os responsáveis pelas buscas, a estratégia na procura por destroços do avião da Air France será a mesma usada até agora. Os aviões da FAB continuam a sobrevoar a área e informam aos navios da Marinha caso encontrem algum objeto.

A Marinha informou que a Fragata Bosísio e o Navio-Tanque Gastão Motta, juntam-se às buscas até segunda-feira (8). Com isso, o número de navios na região sobe para cinco.

A Força Aérea Brasileira tem 150 militares envolvidos na operação, e coordena as buscas empregando doze aeronaves, sendo 9 do Brasil, duas da França e uma dos Estados Unidos.

"Na área de buscas a meteorologia prevê, para os próximos dias, boas condições de visibilidade, com pancadas de chuvas esparsas. O mar terá ondulações de um a dois metros a temperatura média da água em torno de 27°C", conclui o comunicado.

As condições meteorológicas prejudicaram o trabalho de procura da Marinha e da Aeronáutica por destroços do Airbus nesta sexta, informou o brigadeiro Ramon Cardoso, diretor do Departamento de Controle do Espaço Aéreo da Aeronáutica (Decea).

Sobreviventes
As chances de encontrar sobreviventes do acidente com o Airbus que fazia o voo AF 447 são "ínfimas", disse o diretor do Departamento de Controle do Espaço Aéreo da Força Aérea Brasileira (FAB) nesta sexta.

"A probabilidade de encontrar sobreviventes é ínfima", afirmou o brigadeiro Ramon Borges Cardoso durante entrevista coletiva no Recife, onde estão centralizados os esforços de buscas pela aeronave.

Mensagens
Por conta das mensagens automáticas enviadas pelo A330 no momento do acidente, a Airbus, fabricante do avião, enviou nesta sexta um comunicado a pilotos pelo mundo, lembrando-os dos procedimentos que deve ser tomados quando os indicadores de velocidade mostram dados conflitantes.

O alerta foi feito após o Escritório de Investigações e Análises para a Segurança da Aviação Civil (BEA, na sigla em francês) afirmar que as mensagens automáticas transmitidas pelo Airbus A330 da Air France mostravam "inconsistências entre as várias velocidades medidas".

O voo 447 da Air France partiu do Rio de Janeiro com 228 pessoas a bordo e seguiria até Paris, mas desapareceu na noite de domingo. Ontem, uma reportagem do jornal Le Monde, citando fontes da investigação, afirmou que o Airbus A330 estaria em "velocidade errada" antes de desaparecer. A Airbus não quis comentar a notícia.

Histórico
O voo AF 447 da Air France, operado por um Airbus A 330-200, desapareceu com 228 pessoas a bordo depois de decolar do Rio às 19h de domingo (31). A chegada na capital francesa estava prevista para as 6h15 (de Brasília), segundo a empresa.

O desastre aconteceu a meio caminho das costas do Brasil e da África, onde ocorrem as buscas. A expectativa de encontrar sobreviventes, no entanto, é muito pequena. De acordo com a companhia e a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), 58 brasileiros embarcaram na aeronave. A lista parcial dos nomes dos passageiros do Brasil foi divulgada pela Air France na noite de quarta.

FAB diz que só vai divulgar destroços após confirmação
Objetos resgatados do mar foram descartados como sendo do Airbus da Air France; chance de encontrar sobreviventes é "ínfima"

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir