Categoria Politica  Noticia Atualizada em 06-06-2009

Aécio e Serra afinam discurso e condenam especulações
Aécio Neves (PSDB): Seja o governador Serra, seja eu amanhã eventualmente o presidente da República, os rumos traçados serão muito parecidos
Aécio e Serra afinam discurso e condenam especulações
Foto: Jair Amaral/em/D.A press

Bertha Maakaroun

Discurso de unidade no ninho tucano. Os governadores Aécio Neves (PSDB) e José Serra (PSDB) afinaram nesta sexta-feira as declarações. Ambos concordam que não há pressa em antecipar o processo eleitoral com a escolha imediata do pré-candidato do partido à Presidência da República. Eles também afirmaram que estarão juntos nas eleições do ano que vem, negando qualquer eventual confronto: "Quem estiver apostando nisso vai perder, é aposta errada", afirmou o tucano paulista. Aécio e Serra consideraram ainda que ambos têm credenciais para comandar o Palácio do Planalto. Nesse sentido, sugeriram serem inconvenientes as especulações em torno de uma eventual "chapa pura" tucana, o que suporia um dos dois como vice na composição. "A nossa unidade, estarmos Serra e eu juntos em 2010, é pule de 10", resumiu Aécio.

Serra se esforçou em sinalizar a disposição do entendimento. "O governador Aécio tem todas as credenciais para ser candidato, para ser presidente de República. Não tem nenhum cabimento discutir que um vai ser vice do outro", afirmou. O governador paulista acrescentou: "Para alguém que tem todas as condições de ser candidato a presidente – e eu acredito que eu também tenho – não faz sentindo, a essa altura, especular, digamos assim, com esse tipo de hipótese". Depois de negar qualquer tensão ou mal-estar em relação a Aécio, Serra disse: "Olha aqui", dando um abraço no governador mineiro.

Interlocutores interpretam a nova aparente coesão tucana entre os dois governadores que disputam internamente a indicação do partido para disputar a Presidência da República como uma nova estratégia para enfrentar o crescimento da pré-candidatura de Dilma Rousseff (PT). Enquanto Dilma percorre o país ao lado de Lula inaugurando obras do PAC, sem obstáculos partidários internos, os grupos dos dois líderes do PSDB afiam as garras. Em visita a Minas, onde assinou 14 acordos de substituição tributária, José Serra se esmerou nos elogios e gestos de cordialidade dirigidos ao governador mineiro. Ambos seguiram juntos para Foz do Iguaçu, onde participaram de um encontro do PSDB.

Amabilidade

"Meu amigo e companheiro", foram algumas expressões afetuosas empregadas por Serra ao se dirigir a Aécio, não sem antes enfatizar pontos de unidade entre os dois maiores estados brasileiros, que "concentram 43% do PIB brasileiro" e respondem por "metade da arrecadação fiscal do governo federal". Serra também fez questão de elogiar a gestão administrativa do estado, declarando inclusive, ter copiado algumas medidas que considerou importantes, a elas acrescendo um "tom de originalidade" para adaptá-las à realidade paulista. "Não são poucos os intercâmbios e trocas de ideias, inclusive ideias que a gente recolhe reciprocamente um do outro", continuou o governador paulista.

Aécio devolveu. Também tratou de considerar Serra "amigo e companheiro" e assinalou, da mesma forma que Serra, haver eventualmente a adoção de medidas, em Minas, que foram bem-sucedidas no governo paulista. Aécio afirmou: "A nossa proximidade não está restrita à responsabilidade partidária. Temos muitas afinidades pessoais e uma visão de país muito parecida. Então, seja o governador Serra, seja eu amanhã eventualmente o presidente da República, os rumos traçados serão muito parecidos".

Maratona

Pela primeira vez, os dois presidenciáveis do PSDB participaram sexta-feira de um dos seminários temáticos organizados pelo partido para preparar o discurso eleitoral de 2010. Os governadores de Minas, Aécio Neves e de São Paulo, José Serra, chegaram juntos a Foz do Iguaçu (PR), num clima bem diferente do primeiro encontro, em João Pessoa (PB), quando Serra não compareceu.

O tema de sexta foi o agronegócio. O próximo encontro será em julho, em Fortaleza (CE). Rio de Janeiro, Pernambuco, Pará e Bahia também estão na rota dos tucanos. Aécio aproveita os seminários, prestigiados pelos principais líderes dos partidos aliados ao PSDB (DEM e PPS), para defender as prévias como única forma legítima de escolha do candidato a presidente. Serra já concordou com a consulta até fevereiro do ano que vem, segundo o presidente do partido, senador Sérgio Guerra (PE).

Aécio e Serra afinam discurso e condenam especulações
Os dois participam de mais uma jornada pela prévia no Paraná

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir