Categoria Politica  Noticia Atualizada em 06-06-2009

Obama presta tributo aos soldados que lutaram no Dia D
bandeiras dos EUA e da Fran�a � sombra de t�mulo em cemit�rio de soldado que lutou no Dia D
Obama presta tributo aos soldados que lutaram no Dia D
Foto: Reuters

OMAHA BEACH, Fran�a - No sexag�simo quinto anivers�rio do desembarque aliado do Dia D na costa francesa,o presidente dos EUA, Barack Obama, prestou tributo � invas�o que virou a mar� da 2� Guerra Mundial e cimentou a alian�a entre Estados Unidos e a Europa.

As colinas e a costa da Normandia ainda apresentam as marcas das posi��es de metralhadora e outros vest�gios da guerra. O local do �ltimo discurso de Obama em sua viagem internacional foi o cemit�rio americano sobre Omaha Beach, perto de Colleville-sur-Mer.

"Este dia marca n�o apenas o triunfo da liberdade, mas tamb�m marca como a alian�a transatl�ntica permitiu seguran�a e prosperidade extraordin�rias dos dois lados do Atl�ntico", disse Obama durante uma entrevista coletiva.

A cerim�nia deve culminar com um sobrevoo de 12 avi�es, americanos, brit�nicos e americanos, incluindo uma manobra na qual um ca�a subitamente se afasta verticalmente, simbolizando um soldado morto em combate.

Honrando s americanos e brit�nicos que lutaram no Dia D, o ministro da Defesa franc�s, Herve Morin, disse que "a Fran�a paga tributo Aso que restabeleceram nossa liberdade... a Fran�a se lembra de quem eles eram e do que a Fran�a lhes deve".

O americano William Dabney, de 84 anos, est� entre os homenageados. "O tiroteio era furioso na paria. Eu estava erguendo cad�veres e procurando as minas que explodiam os soldados. Os avi�es vieram, rasantes, e n�s cav�vamos na areia", disse ele. "Eu n�o sabia se ia conseguir ou n�o".

Cerca de 215 mil soldados aliados, e um n�mero aproximadamente igual de alem�es, foram mortos ou feridos durante o Dia D e nos tr�s meses que os aliados levaram para garantir a tomada da Normandia, uma batalha que ajudou a libertar a Fran�a do dom�nio nazista.

Obama presta tributo aos soldados que lutaram no Dia D
Invas�o do norte da Fran�a em 1944 marcou a virada dos aliados na Segunda Guerra Mundial

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir