Categoria Economia  Noticia Atualizada em 07-06-2009

Publicidade deve acelerar vendas no Dia dos Namorados
Varejistas querem dinheiro que sobra com redu��o do IPI
Publicidade deve acelerar vendas no Dia dos Namorados
Foto: www.abril.com.br

Clarice S�

Comerciantes do estado do Rio de Janeiro apostam em publicidade para impulsionar as vendas do Dia dos Namorados deste ano, especialmente no setor de eletroeletr�nicos, de acordo com estudo da Federa��o do Comercio da regi�o (Fecomercio-RJ). A expectativa da entidade � de crescimento de 10,1% no faturamento em rela��o a 2008.

Para sustentar a eleva��o esperada, a propor��o de varejistas que investiram em divulga��o saltou para 13% este ano, frente 1,8% registrados no ano passado. Em 2007, n�o houve investimento nessa �rea, segundo estudo da entidade que consulta 475 filiados. "� um crescimento extraordin�rio. As lojas geralmente se preparam aumentando estoques e fazendo promo��es", afirma Gabriel Santini, economista da entidade.

Ele avalia que, com as estrat�gias de m�dia, os empres�rios tentam estimular os clientes a gastarem com outros produtos o dinheiro poupado pela diminui��o do Imposto sobre Produto Industrializado (IPI) da linha branca. "O com�rcio est� procurando esse nicho, o consumidor que est� com essa sobra de dinheiro por causa da redu��o do IPI dos demais produtos."

O imposto est� mais barato desde abril para geladeiras, fog�es, m�quinas de lavar roupa e tanquinhos. "N�o � que v�o dar fog�o e geladeira, mas o dinheiro que estava separado vai sobrar. A� v�o comprar m�quinas fotogr�ficas digitais e uma s�rie de produtos que s�o trocados pelos namorados", diz Santini. Ao lado do setor de eletroeletr�nicos, empresas de telefonia celular ocupam a lideran�a nos gastos com divulga��o.

Shoppings
Entre os lojistas de shopping, a expectativa de crescimento das vendas � menor: 3% em rela��o ao ano passado, de acordo com a Associa��o Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop). A despesa m�dia do consumidor deve ficar em R$ 100, voltada para perfumes, pel�cias, chocolates finos, cal�ados e roupas.

Otimismo
Terceira melhor �poca para o com�rcio, o Dia dos Namorados deve levar o faturamento do varejo a um n�vel maior que o registrado em maio, j� que o resultado no Dia das M�es � que s� perde para o Natal - decepcionou. A expectativa � de Santini, da Fecomercio-RJ.

"M�s de maio � sempre bom, porque as pessoas j� se livraram das contas. Mas o consumidor ficou muito temeroso, com muito mais medo de comprometer a renda", diz Santini.

Luis Augusto Ildefonso, diretor da Alshop, pondera: "n�o que o quadro seja funesto, negro, nada disso". Segundo ele, a desacelera��o j� era esperada. As vendas cresceram 4% em maio, ante expectativa de 5% a 6%.

Segundo Santini, o otimismo em junho se baseia no aumento do cr�dito para o consumidor, aumento da massa salarial e dados positivos da economia internacional � como a queda nos pedidos de aux�lio-desemprego nos Estados Unidos e o aumento nas vendas do varejo na zona do euro.

"Pelo que se houve de especialistas, pelo que se v�, espera-se um segundo semestre como sempre foi, melhor que o primeiro e talvez neste ano com uma melhoria mais acentuada que no primeiro", avalia Ildefonso, da Alshop.

Publicidade deve acelerar vendas no Dia dos Namorados
No Rio, propor��o de varejistas que investem em comunica��o cresceu de 1% para 13% este ano

Fonte: www.abril.com.br
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir