Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 07-06-2009

Militares resgatam dois corpos, objetos e destroços do avião
Equipe forense da Polícia Federal chega a Fernando de Noronha para identificação dos corpos do Airbus da Air France
Militares resgatam dois corpos, objetos e destroços do avião
Foto: AFP

RECIFE, Brasil (AFP) — Navios e aeronaves do Brasil recolheram neste sábado dois corpos, alguns objetos pessoais e equipamentos e peças do Airbus 330 da Air France que desapareceu no oceano Atlântico na última segunda-feira com 228 pessoas a bordo, anunciou a Força Aérea Brasileira (FAB).

Os corpos de dois homens, objetos pessoais e restos da aeronave flutuavam no mar a cerca de 1.000 quilômetros da costa nordeste do Brasil, 69,5 quilômetros a noroeste do ponto onde o voo AF 477 enviou sua última mensagem na madrugada de domingo para segunda, informaram autoridades responsáveis pelas operações de busca.

Os cadáveres e destroços recuperados estão sendo levados a bordo da fragata "Constituição" para o arquipélago de Fernando de Noronha, a 849 quilômetros da área onde foram localizados, onde devem chegar no domingo ou segunda e de onde seguem para a cidade de Recife.

"Em Fernando de Noronha, os corpos serão catalogados e depois levados a Recife para identificação. O mesmo será feito com os objetos", disse o porta-voz da FAB, o tenente coronel Henry Munhoz.

Munhoz indicou ainda que foram localizados neste sábado "vários pedaços da aeronave", entre eles partes de uma das asas e poltronas, que serão recolhidos nas próximas horas.

Entre os objetos recuperados das águas estão uma poltrona azul com o número de série e as cores usadas pela Air France, mas ainda é aguardada a confirmação da companhia, informou por sua vez o coronel Jorge Amaral, também porta-voz da Força Aérea.

Além disso, foram encontradas máscaras de oxigênio, uma malera com um bilhete da Air France e uma mochila de nylon com um cartão de vacinação.

"As buscas continuarão 24 horas e a prioridade é o resgate de mais corpos", explicou Munhoz.

O avião, um Airbus 300, transportava 228 pessoas, 58 delas brasileiras e 70 francesas, na rota Rio de Janeiro-Paris.

A FAB e a Marinha ampliaram neste sábado a estrutura construída para centralizar as operações em Fernando de Noronha, para onde serão levados os corpos e objetos encontrados.

As famílias das vítimas da tragédia foram informadas sobre a descoberta do primeiro corpo antes mesmo da imprensa, informou no Rio de Janeiro Marco Tulio Moreno, cujos pais estavam a bordo do AF 447.

"Pelo menos agora nós temos alguma coisa", disse Moreno, entrevistado pelo canal de televisão Globonews no hotel carioca onde estão reunidos os familiares das vítimas.

"Algumas pessoas choraram, outras ficaram ainda mais tristes, mas eu acredito que isso é o começo de algo que possa explicar o que realmente aconteceu", estimou.

As circunstâncias da tragédia continuam desconhecidas, segundo as autoridades.

O diretor do Escritório de Investigação e Análise (BEA) francês, Paul-Louis Arslanian, disse neste sábado que a hipótese de uma bomba a bordo "não pode ser 100% excluída", mas não é "muito coerente" com os elementos surgidos até o momento. "Seria francamente surpreendente, mas isso não quer dizer que pode ser excluído 100%", explicou.

Militares resgatam dois corpos, objetos e destroços do avião da Air France.

Equipe forense da Polícia Federal chega a Fernando de Noronha para identificação dos corpos do Airbus da Air France.



Sobre Marataízes:
Conheça os Hotéis e Pousadas de Marataizes.Notícias do Brasil e do Mundo em tempo real. Você encontra tudo isso em nosso site parceiro o mais completo portal de Marataízes. Acesse o Portal de Marataizes o mais novo guia comercial de Marataízes e Itapemirim.

Fonte: AFP
 
Por:  Crispim José Silva    |      Imprimir