Categoria Economia  Noticia Atualizada em 08-06-2009

S&P volta a reduzir nota de crédito da Irlanda
A agência de classificação financeira Standard & Poors (S&P) reduziu novamente nesta segunda-feira a nota de crédito soberana da Irlanda
S&P volta a reduzir nota de crédito da Irlanda
Foto: AFP

DUBLIN, Irlanda (AFP) — A agência de classificação financeira Standard & Poors (S&P) reduziu novamente nesta segunda-feira a nota de crédito soberana da Irlanda, de AA+ para AA, inquieta com custo da ajuda governamental aos bancos neste país da União Europeia (UE).

A S&P rebaixou em março a nota da Irlanda de AAA, a máxima e atribuída aos prestatários que apresentam as maiores garantias, para AA+. A agência mencionou na ocasião a degradação das finanças públicas e a grave recessão que afetava a economia do país.

Agora a agência cita como grande preocupação a ajuda em massa concedida aos bancos irlandeses.

"Pensamos que o custo orçamentário deste apoio será muito mais elevado que o que pensamos quando rebaixamos a nota em março de 2009 e, em consequência, que o fardo da dívida governamental será também maior a médio prazo", afirma um comunicado da S&P.

A agência concorrente Fitch também reduziu a nota da Irlanda de AAA para AA+ no dia 8 de abril, e a agência Moodys informou em 17 de abril que estudava fazer o mesmo.

S&P volta a reduzir nota de crédito da Irlanda

Fonte: AFP
 
Por:  Robson Souza Santos    |      Imprimir