Categoria Esportes  Noticia Atualizada em 08-06-2009

Com vitória na Turquia, Jenson Button se iguala a campeões d
As lágrimas nos olhos de Jenson Button não eram em vão. Com uma corrida impecável, o inglês acabara de igualar e derrubar recordes e estatísticas em Istambul.
Com vitória na Turquia, Jenson Button se iguala a campeões d

Folha de S.Paulo

As lágrimas nos olhos de Jenson Button não eram em vão. Com uma corrida impecável, o inglês acabara de igualar e derrubar recordes e estatísticas em Istambul. Nem Sebastian Vettel, o pole e único piloto a roubar-lhe uma vitória na temporada, foi capaz de impedir seu triunfo no GP da Turquia.

Com a sexta vitória em sete etapas da F-1, Button igualou a marca dos ex-campeões mundiais Jim Clark, em 1965, e Michael Schumacher, em 1994 e 2004, únicos que tiveram performance tão avassaladora quanto a do piloto da Brawn num início de campeonato.

Mas as marcas não param por aí. Pela primeira vez desde que entrou no calendário da categoria, em 2005, o GP turco não foi vencido por quem largou na pole. Button também colocou fim ao aproveitamento de 100% que Vettel tinha em provas nas quais saiu na ponta.

E, para completar, ainda viu seu companheiro de time, Rubens Barrichello, abandonar na 47ª volta, aumentando de 16 para 26 sua vantagem na liderança do Mundial de Pilotos --tal folga na classificação a esta altura não se via desde 2005.

Com dez etapas para o final da temporada, Button caminha firme para o primeiro título.

"Preciso continuar acelerando. Tenho uma vantagem de outro mundo, mas não vou maneirar. Adoraria vencer todas as corridas que faltam, mas há outros 19 pilotos que querem me impedir", disse o inglês.

Pelo menos ontem, nenhum deles achou que seria capaz de fazê-lo. Nem mesmo os pilotos da Red Bull, Mark Webber e Vettel, que terminaram em segundo e terceiro, respectivamente.

"Temos que aceitar que o Jenson estava em outro planeta hoje", disse o alemão, terceiro no Mundial. "Meu carro estava bom. O circuito estava bom. E achávamos que teríamos uma boa chance de ganhar. Mas não foi assim."

Na pole pela terceira vez na carreira, Vettel conseguiu manter a ponta na largada, seguido por Button, que também manteve sua posição. Terceiro no grid, Barrichello teve problemas na embreagem de seu BGP 001 e caiu para 12º.

A liderança de Vettel, porém, não durou nem uma volta. Ao fim do primeiro giro, o piloto da Red Bull escapou da pista e cedeu o primeiro lugar para Button, que em 2009 ocupou este posto em 69% das voltas dadas.

Mesmo com o carro mais pesado, o inglês passou a abrir vantagem para Vettel. Quando o alemão parou para o primeiro de seus três pits, na 15ª volta, Button tinha quase 6s de folga.

A estratégia do piloto da Red Bull acabou custando-lhe o segundo posto para seu companheiro, Webber, que, assim como Button, optou por parar nos boxes apenas duas vezes.

No pelotão intermediário, Barrichello tentava como podia ganhar posições. Chegou a rodar e a bater, danificando a asa dianteira de seu carro. Quando abandonou, com problemas no câmbio, era o 15º --foi a primeira vez que a Brawn GP não pontuou com seus dois pilotos.

Sem ter a vitória ameaçada em nenhum momento, Button comemorou. "Estava me divertindo tanto no meu carro que poderia dar mais 200 voltas."

Com vitória na Turquia, Jenson Button se iguala a campeões da F-1

Fonte: http://www.odocumento.com.br
 
Por:  Robson Souza Santos    |      Imprimir