Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 08-06-2009

ORATÓRIA É DEGRAU PARA CONQUISTAS
Quando um profissional está seguro, confiando em seu projeto, com boa dicção, comunicação fluente...
ORATÓRIA É DEGRAU PARA CONQUISTAS

Quando um profissional está seguro, confiando em seu projeto, com boa dicção, comunicação fluente, marketing pessoal planejado e sustentável, além de boa formação e capacitação técnica e ainda, demonstrando uma atitude de vencedor ele está a um passo de conquistar o sucesso.

Jack Welch, um dos mais famosos executivos do mundo, responsável pelo boom da General Eletric, sempre transmitiu uma energia sedutora em seus discursos. Empolgava a todos em cada palavra que pronunciava, pois dava entonação e emoção adequada a cada ambiente e público. Em diversas entrevistas, quando perguntavam o que ele buscava em um executivo, ele respondia: "-Busco homens que possam articular uma visão".

Os grandes líderes criam e articulam visões, motivam suas equipes para a realização dos projetos. Utilizam de excelente Oratória neste processo, onde a comunicação e o relacionamento interpessoal precisam estar evidenciado, em cada passo.

Na Oratória Moderna, passamos para nossos alunos que o foco deve estar sempre no interlocutor e não em si mesmo, como alguns, erroneamente ainda trabalham, criando uma falsa imagem de estrelismo e ego em primeiro plano. Sua mensagem deixa de ser atraente para o público, pois está centrada no prazer a pessoa que a emite.

Quanto utilizamos as técnicas de marketing na Oratória Moderna, ativamos um mecanismo eficiente de comunicação que pode nos levar ao sucesso, além de nos ajudar a conquistar respeito em diversas esferas sociais. Expressar-se em público com segurança e objetividade é uma das ferramentas para se construir a marca pessoal. Mas é preciso dosar bem o marketing pessoal com a oratória, para que esse equilíbrio provoque o resultado positivo em quem recebe as mensagens.

Grandes empresas escolhem as pessoas que falam com desinibição e tem uma postura de credibilidade para cargos de liderança, ou instruem seus líderes a desenvolverem esta habilidade. Saber se portar em várias situações, falar apenas o necessário, além de preparar com cuidado o que irá falar e até identificar que alguns momentos são apenas para ouvir, são armas indispensáveis para se alcançar bons resultados nos relacionamentos comerciais e sociais.

Recentemente, Barack Obama, Presidente dos Estados Unidos, deu várias aulas de Oratória Moderna em sua campanha para a Casa Branca. Como lutava, em silencio, contra os que criticavam sua candidatura por ser afro descendente, ter pouca experiência política, ter origem muçulmana entre outras desvantagens, Obama concentrou todos seus esforços em criar uma imagem positiva de si mesmo, confiante, com a família estável dentro dos padrões americanos, além de preparar minuciosamente seus discursos. Mas faltava o principal, nestes momentos: a oratória perfeita para emocionar milhões de pessoas nos Estados Unidos além de bilhões em todo o planeta.

Mesmo sem conhecê-lo pessoalmente ou pouco saber sobre sua vida, ele cativou a todos com suas mensagens positivas e seguras. Sempre falou com emoção, respeito e com a profunda convicção de acreditar em cada palavra que pronunciava.

É a Oratória Moderna que estamos falando: planejada, com uma estratégia bem elaborada, levando em conta qual o público alvo, que objetivo temos em cada comunicação, nosso estilo e imagem pessoal e qual o ambiente pertencemos. Devemos lembrar que a Oratória utilizada como ferramenta profissional revela qual nossa visão sobre cada tema e sobre os interlocutores, mas principalmente, qual nossa verdadeira intenção no exato momento em que estamos nos apresentando.

Dicas importantes: faça cursos de Oratória, de teatro e canto. Busque ajuda com Fonoaudiólogos e contrate um personal stylist. Não tente fazer sozinho o que vários profissionais estudaram anos para lhe atender em suas necessidades. Sucesso sempre.

    Fonte: O Autor
 
Por:  Ramon Barros    |      Imprimir