Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 08-06-2009

Presidente do Gabão morre em Barcelona
O presidente do Gabão, Omar Bongo, em foto de 14 de março de 2008.
Presidente do Gabão morre em Barcelona
Foto: AFP

O presidente do Gabão, Omar Bongo Ondimba, morreu nesta segunda-feira (8) em uma clínica em Barcelona, na Espanha, informou o premiê do país africano, Jean Eyeghe Ndong.

Mais cedo, o primeiro-ministro havia desmentido o anúncio a morte de Bongo, de 73 anos. Ele estava no poder desde 1967 e era acusado pela oposição de fraudar eleições.

Segundo o premiê, ele estava internado havia algumas semanas para tratar um câncer.

O governo do Gabão disse que vai respeitar a Constituição do país depois da morte de Bongo, segundo a ministro de Comunicações e porta-voz, Laure Olga Gondjout.

Segundo as leis do país, o presidente do Senado deve organizar eleições em um prazo de 30 a 45 dias.

O país decidiu fechar todas as suas franteiras terrestres, aéreas e marítimas, depois do anúncio da morte, informou em um comunicado, divulgado na televisão, o ministério da Defesa.

O ministro da Defesa Ali Ben Bongo Ondimba, filho do presidente falecido, decidiu "pelo fechamento das fronteiras terrestres, aéreas e marítimas", segundo o texto lido pelo subsecretário geral da pasta, Guy-Louis Bertrand Mopango, sem informar quando seriam reabertas.

Além disso, anunciou que "todos os componentes das forças de defesa em todo o território" estão em alerta, e que medidas de segurança serão aplicadas "em todos os imóveis administrativos sensíveis".

Presidente do Gabão morre em Barcelona
Omar Bongo, que estava no poder havia 41 anos, tratava câncer.
Governo fechou as fronteiras e prometeu cumprir Constituição.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir