Categoria Geral  Noticia Atualizada em 09-06-2009

Confira a programação da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo
Seminários, feiras e outras atividades antecedem o desfile do dia 14. Organizadores esperam 3,5 milhões de pessoas em evento na Av. Paulista.
Confira a programação da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo
Foto: Luciana Bonadio/G1

A Parada do Orgulho LGBT de São Paulo, que será realizada no domingo (14), deve atrair cerca de 3,5 milhões de pessoas para a Avenida Paulista, segundo a Associação da Parada e do Orgulho de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais (APOGLBT).

Mas a programação não se restringe ao desfile de trios elétricos pela via que se transformou em cartão-postal de São Paulo. Até 19 de junho será realizada uma feira cultural LGBT, diversas palestras e seminários e atividade culturais organizadas por entidades ligadas à comunidade LGBT.

No feriado de 11 de junho será realizada da 9ª edição da Feira Cultural LGBT no Vale do Anhangabaú, das 10h às 22h, com shows musicais, intervenções teatrais, performances, instalações audiovisuais e cerca de 120 tendas de moda, design, literatura, alimentação, informações e oficinas gratuitas, além do Flash, Festival de Diversidade na Música. A organização espera cerca de 200 mil pessoas durante a feira.

No sábado (13), à véspera da parada, haverá a 7ª Caminhada Lésbica e Bissexual de São Paulo, com concentração a partir das 13h na Praça Oswaldo Cruz. O objetivo do evento este ano é chamar a atenção para a violência contra a mulher.

Trajeto e segurança

A Parada deste ano sairá do Masp, seguirá pela Avenida Paulista e descerá a Rua da Consolação até a Praça Roosevelt, onde deve ocorrer a dispersão. A Organização afirma que 20 trios elétricos já estão confirmados para o evento, mas que há espaço para até 23.

Uma das novidades da Parada deste ano, segundo Alexandre Santos, um dos diretores, é que entre os trios haverá um apenas para coletar assinaturas eletrônicas em apoio à aprovação do Projeto de Lei Complementar 122/06, que criminaliza atos discriminatórios contra homossexuais.

Segundo Alexandre este é um dos destaques da parada que, além de uma festa, tem conotação política. O objetivo é coletar pelo menos um milhão de assinaturas para pressionar a Câmara a votar a lei já aprovada no Senado Federal.

Serão 1,2 mil policiais para fazer a segurança de todo o trajeto da Parada e da feira. A organização pede aos participantes, porém, que evitem levar câmeras e objetos eletrônicos e que carreguem somente o essencial.

A APOGLBT estima que cerca de 320 mil turistas cheguem à cidade para a parada, sendo 70% do interior do estado, 25% de outros estados brasileiros e 5% de outros países.

Confira a programação da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo

Fonte: G1
 
Por:  Robson Souza Santos    |      Imprimir