Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 10-06-2009

FUI DEMITIDO ! E AGORA???
Veja as fotos dos fatos
FUI DEMITIDO ! E AGORA???
Foto: http://subbuteo.blogs.sapo.pt

Jo�o estava tranq�ilo em sua sala quando de repente seu chefe entra e exclama:

- Voc� tem que abrir seu email com mais freq��ncia! J� despedi voc� h� mais de duas semanas!

�, essa hist�ria seria engra�ada, se n�o estivesse sendo vivenciada por v�rios profissionais desde dezembro do ano passado, quando, com a explos�o dessa "crise" financeira que estamos enfrentando, v�rias empresas de diversos ramos reduziram seus quadros de funcion�rios, alegando redu��o de despesas.

Quem j� foi demitido, ou j� demitiu algu�m, sabe que o momento de desligamento da rela��o empregado/empregador sempre � tenso para ambas as partes, e pelos motivos �bvios. Sob a �tica do empregado � uma situa��o desconfort�vel, pois estamos habituados e acomodados �quela realidade, nos apropriamos da empresa, como se fosse nossa mesmo, at� dizemos "na minha empresa, fazemos assim" e de repente estamos fora de tudo isso, deslocados, alguns se sentem sem ch�o.

Para o empregador, na pessoa do gestor de Recursos Humanos, tamb�m n�o � f�cil falar para um colega de trabalho que ele n�o far� mais parte daquela equipe, principalmente quando os motivos n�o est�o claros para o funcion�rio desligado, nem mesmo para o gestor, que acaba ficando numa saia justa.

Dentro das experi�ncias que tenho vivenciado na �rea de recursos humanos, vi que um grande n�mero de pessoas que passam por um processo de demiss�o cria um sentimento de revolta ao receberem a tem�vel not�cia. Frases como "eles n�o poderiam ter feito isso comigo" sempre s�o ouvidas daqueles que est�o despreparados para enfrentarem momentos adversos como este.

Por�m, � importante entendermos que quando sa�mos de uma empresa, n�o � a nossa pessoa em si que est� sendo reprovada (isto �, se voc� realmente n�o fez nada para que isso acontecesse), mas sim o papel de funcion�rio que est�vamos assumindo ali, que n�o atendeu mais �s necessidades da organiza��o. Por isso, n�o se desespere, se na realidade daquela empresa voc� n�o estava se enquadrando mais, com certeza em outra voc� encontrar� o seu espa�o.

N�o levar a demiss�o para o campo pessoal � outro ponto importante pra quem deseja se manter competitivo no mercado de trabalho. N�o tome nenhuma atitude precipitada, o melhor � esfriar a cabe�a. Manter um bom relacionamento com ex-empresa e ex-companheiros de trabalho � primordial, pois essa rede de contatos pode ser muito importante no futuro, afinal, o mundo d� voltas.

Realmente, ser demitido n�o � umas das situa��es mais f�ceis, mas o principal � isso: n�o leve essa decis�o da empresa para o lado pessoal, se desesperando, acreditando que voc� n�o conseguir� uma recoloca��o, que sua vida estava ali naquela organiza��o. Se valorize, pense que se a sua ex-empresa pode sobreviver sem voc�, voc� tamb�m pode sobreviver sem ela.

    Fonte: O Autor
 
Por:  Pablo Nascimento Beloni    |      Imprimir