Categoria Tecnologia  Noticia Atualizada em 10-06-2009

Telefônica diz que serviços de voz estão normalizados
Pane registrada na terça-feira foi totalmente resolvida às 23h, diz empresa. Companhia afirmou que pode ressarcir usuários em decorrência da falha.
Telefônica diz que serviços de voz estão normalizados
Foto: http://info.abril.com.br

Em nota divulgada na manhã desta quarta-feira (9), a Telefônica informou que os serviços de voz de telefonia fixa no Estado de São Paulo está totalmente normalizado desde as 23h de terça-feira (8), dia em que foi registrada uma pane nos serviços. "A normalização abrange todos os clientes, inclusive os corporativos e os que realizaram a portabilidade numérica", disse a empresa.

No comunicado, a companhia reiterou que cumprirá a legislação vigente, "inclusive no que diz respeito ao ressarcimento aos usuários em decorrência dos problemas registrados ontem".

Na noite de terça, a empresa divulgou que "uma falha humana cometida pela equipe de um fornecedor que presta serviços na rede da empresa" está entre os motivos da pane que deixou os telefones mudos. A Telefônica afirmou ainda que está trabalhando para "esclarecer completamente" os eventos que ocasionaram o problema.

A pane estava ligada à rede de sinalização. Ela é necessária para que as chamadas de voz sejam completadas: passa por diversas centrais telefônicas, estabelecendo assim a conexão entre os interlocutores de uma ligação. Essa rede é, portanto, responsável por definir e criar o "caminho" pelo qual o tráfego de informações (neste caso, a voz) vai passar. Se a rede de sinalização não está disponível, não há como realizar uma ligação do ponto A ao ponto B, porque a conexão entre os dois pontos não será estabelecida.

Serviços

A pane detectada às 9h de terça atingiu as linhas de serviços de emergência da Polícia Militar (190), do Corpo de Bombeiros (193), o número de atendimento ao cliente e da ouvidoria da Eletropaulo e da Comgás. Segundo o Corpo de Bombeiros, o serviço 193 ficou sem receber ligações das 9h20 às 9h40, quando o problema foi resolvido. A corporação ainda não tem dados sobre quantas ligações deixaram de ser atendidas neste período.

Já a assessoria de imprensa da Polícia Militar não soube informar por quanto tempo o telefone 190 ficou sem receber ligações. A PM disse que fará um levantamento estatístico para poder estimar quantas pessoas costumam ligam para o serviço no horário da pane

Segundo a assessoria de imprensa da Eletropaulo, responsável pelo fornecimento de energia elétrica em São Paulo, os números de atendimento de emergência, aos clientes e da ouvidoria ainda estavam sem funcionar por volta das 11h10 devido ao problema da Telefônica. O número provisório para as chamadas de emergência e comerciais é o (11) 3017-6220. A empresa informou que a normalização depende do restabelecimento da rede da Telefônica e que vai priorizar os atendimentos mais urgentes.

A Comgás disse que a central de atendimento recebia de 60 a 70% das ligações por volta das 11h30 desta terça-feira. Apesar disso, a empresa abriu um canal direto de comunicação com Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e Cetesb para não haver problemas em casos de emergência.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de São Paulo também deixou de receber ligações por alguns minutos na manhã desta terça. De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde, o problema começou por volta das 10h e durou cerca de 15 minutos. Por volta das 12h, as chamadas pelo 192 eram recebidas normalmente.

Esclarecimentos

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) disse em nota divulgada na manhã de terça-feira que acompanha com "extrema preocupação" as falhas ocorridas no serviço de telefonia fixa em São Paulo.

A agência foi comunicada do problema pelo presidente da Telefônica, Antônio Carlos Valente da Silva. Segundo a Anatel, agentes de fiscalização trabalham para verificar não apenas as causas, mas o alcance da paralisação. "Apurada a ocorrência, a Anatel tomará as providências no sentido de assegurar os direitos dos usuários", diz a nota.

O Procon pediu esclarecimentos à Telefônica sobre a falha ocorrida na manhã desta terça-feira e deu prazo até segunda-feira (15) para a empresa responder por que houve o problema.

Telefônica diz que serviços de voz estão normalizados

Fonte: G1
 
Por:  Robson Souza Santos    |      Imprimir