Categoria Politica  Noticia Atualizada em 10-06-2009

Mehdi Karroubi, o mais liberal dos oponentes a Ahmadinejad
Karroubi promete redistribuir renda no Ir�
Mehdi Karroubi, o mais liberal dos oponentes a Ahmadinejad
Foto: Reuters

TEER� - Mehdi Karroubi, o mais liberal dos oponentes do presidente iraniano Mahmoud Ahmadinejad nas elei��es de 12 de junho, tenta expandir sua base de apoio com a promessa de redistribuir a renda do petr�leo. Apoiadores do ex-l�der do Parlamento tomaram a capital Teer� para divulgar a mensagem de Karroubi de luta contra a injusti�a social e pobreza.

Nascido em 1937, ele � o �nico candidato que formou uma legenda, o Partido da Verdade Nacional. Karroubi renovou o projeto de sua campanha presidencial de 2005 prometendo dividir a riqueza do petr�leo com todos os iranianos maiores de 18 anos, mas n�o revelou o tamanho do plano ou como ele seria distribu�do.

A ideia � um paralelo � promessa de Ahmadinejad de colocar a renda do �leo na mesa de cada fam�lia iraniana - uma medida que o presidente diz que teve ajuda para cumprir com dinheiro, empr�stimos e projetos que ele distribuiu nas prov�ncias nos �ltimos quatro anos.

Ativista da Revolu��o Isl�mica de 1979, Karroubi mudou para o campo reformista quando o ex-presidente Mohammad Khatami estava no poder, entre 1997 e 2005. Mas alguns que esperavam uma mudan�a radical culparam ele e Khatami por falharem diante da cria��o do Estado religioso e linha-dura que o pa�s se tornaria depois.

Favor�vel � liberaliza��o econ�mica e a melhores la�os com o Ocidente, o candidato acusa Ahmadinejad de ter isolado Teer� com seus ataques aos Estados Unidos, sua pol�tica nuclear e de nega��o ao Holocausto. "Nossa pol�tica � de cessar-fogo. Queremos intera��o com o mundo todo, menos Israel", disse. No sistema clerical da pol�tica iraniana, o l�der supremo aiatol� Ali Khamenei - e n�o o presidente - d� a �ltima palavra sobre as atividades at�micas e rela��es com os EUA.

Seu chefe de campanha � Gholamhossein Karbaschi, ex-prefeito de Teer� que lan�ou grandes projetos de infraestrutura mas enfrentou acusa��es de corrup��o levantadas por radicais. "Estamos aqui para termos uma elei��o livre, sem interven��o das for�as armadas", declarou Karroubi ao oficializar sua candidatura.

O ex-vice presidente Mohammad Ali Abtahi, aliado pr�ximo de Khatami, est� entre os influentes teocratas e pol�ticos, do centro e da esquerda, que declararam apoio a Karroubi. "Uma coaliza��o iluminada me aconselha em quest�es sociais, econ�micas e pol�ticas. Essa � minha chave para o sucesso", afirmou o candidato durante um com�cio.

Mehdi Karroubi, o mais liberal dos oponentes a Ahmadinejad
Ex-l�der do Parlamento promete pol�tica de "cessar-fogo" e melhores rela��es com mundo todo, menos Israel

Fonte: www.estadao.com.br
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir