Categoria Politica  Noticia Atualizada em 12-06-2009

Amorim defende acordo do Mercosul com UE, mas foca OMC
O ministro das Rela��es Exteriores, Celso Amorim, afirmou hoje que acredita "que um acordo entre Mercosul e a Uni�o Europeia (UE) � importante", apesar de a prioridade brasileira
Amorim defende acordo do Mercosul com UE, mas foca OMC
Foto: MidiaCon

"Se houvesse um acordo entre Mercosul e UE, seria um bom sinal" para as discuss�es na OMC, j� que seria "uma forte incita��o" para que os Estados Unidos se implicassem nas negocia��es multilaterais sobre a liberaliza��o do com�rcio mundial, afirmou Amorim em Paris.

O ministro, que participou ao lado do diretor-geral da OMC, Pascal Lamy, de um semin�rio da c�tedra Mercosul do Instituto de Estudos Pol�ticos de Paris, ressaltou que os pa�ses sul-americanos e da UE compartilham o "apego ao multilateralismo".

Ele insistiu em que, para o Brasil, fechar o ciclo de negocia��o da organiza��o multilateral � uma "prioridade", porque "n�o h� alternativa" ao que isso significa de regras s�lidas no com�rcio multilateral.

Principalmente, acrescentou, para um pa�s como o Brasil, que diversificou muito as trocas comerciais nos �ltimos anos, de modo que, no ano passado, o restante da Am�rica Latina significou 26% do total, a UE, 24%, a �sia, 16%, os Estados Unidos, entre 13% e 14%, e a �frica com os pa�ses �rabes, 10%.

Essa diversifica��o "� uma das raz�es pelas quais a economia brasileira foi menos afetada pela crise", defendeu.

O chanceler considerou que o fracasso, em julho do ano passado, na hora de conseguir um compromisso na OMC quando se estava "muito perto" foi causado por "dificuldades vinculadas aos calend�rios eleitorais" dos Estados Unidos e da �ndia.

Segundo ele, em Washington faz falta "uma vis�o pol�tica" que v� al�m da contabilidade das for�as no Congresso ou dos grupos de press�o.

Lamy, por sua parte, afirmou que "seria bom que se o fim da crise se confirmar para meados de 2010, esse horizonte coincida com a conclus�o da negocia��o" na organiza��o.

"H� uma oportunidade que deve ser aproveitada", acrescentou o diretor-geral da OMC, que ressaltou que h� um primeiro encontro de respons�veis de Com�rcio no final do m�s em Paris, coincidindo com a reuni�o ministerial anual da Organiza��o para a Coopera��o e Desenvolvimento Econ�mico (OCDE). EFE ac/db

Amorim defende acordo do Mercosul com UE, mas foca OMC

Fonte: Ultimo Segundo
 
Por:  Robson Souza Santos    |      Imprimir