Categoria Agricultura  Noticia Atualizada em 12-06-2009

O Grande Encontro: Campo & Cidade
O Município de ITAPEMIRIM participou intensamente da FEAFES...
O Grande Encontro: Campo & Cidade
Foto: Arquivo Maratimba.com

ITAPEMIRIM PARTICIPA DA 5ª FEAFES - FEIRA DA AGRICULTURA FAMILIAR E REFORMA AGRÁRIA DO ESPÍRITO SANTO

O Grande Encontro: Campo & Cidade
05 a 07 de junho de 2009
Praça do Papa – Vitória – ES

O Município de ITAPEMIRIM participou intensamente da FEAFES com 4 stands e uma cozinha de pescadores coordenados e orientados pelo INCAPER ITAPEMIRIM e pela PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAPEMIRIM através da Secretaria Municipal de Agricultura, na pessoa do Secretario Ary Roberto Moreira e da Secretaria Municipal de Pesca.na pessoa do Secretario José Mauro Sales.

A economista domestico do INCAPER- Instituto Capixaba de Pesquisa Assistência Técnica e Extensão Rural, Drª Ercilia Bueno Bassani foi a articuladora e organizadora das Associações que ali participaram e a responsável pela montagem dos stands e pela COZINHA DOS PESCADORES. , junto as secretarias municipais envolvidas.

O Município se fez representar pela APROAMI – Associação de Produtores e Artesãos de Itaoca, Grupo Trama do Sol, ADCFVE – Associação de Desenvolvimento Comunitário de Fazenda Velha e Grupo Mulheres do Guanandi, além do Grupo SABORES DO MAR de Itaipava.

Os stands foram campeões de vendas e receberam visitas das autoridades presentes, inclusive do Exmo Sr Secretario de Estado de Agricultura, Aqüicultura, Abastecimento e Pesca – Dr RICARDO SANTOS que parabenizou o município pelo excelente trabalho ali representado, o Vice Governador do Espírito Santo Ricardo Ferraço, o Senador Renato Casagrande, o Prefeito de Vitória João Coser, o Secretario Estadual de Desenvolvimento Estratégico Enio Bérgoli da Costa, o superintendente da Conab Bricio Alves, o presidente do INCAPER Evair Vieira de Melo, o diretor técnico Gilmar Gusmão Dadalto e varias outras autoridades.

Durante o evento as Associações tiveram oportunidade de gravar entrevistas a programa de TV NOSSO CAMPO, da TV E, que vai ao ar, quinta feira 09h30minh e sábado as 9 h,
Na feira foram vendidos produtos artesanais de fibra de banana, de coco, bucha vegetal, madeira, sementes, conchas, bambu, cerâmica, taboa, vime, tecido, todos produtos oriundos do município de ITAPEMIRIM, alem de produtos da agroindústria artesanal de pequeno porte como biscoitos, tapioca, doce em barra, doce cristalizado e mel, todos produtos certificados pelo SIMI – Selo de Inspeção Municipal de Itapemirim.

No ano de 2009, a feira foi organizada pelo Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais e Parceiros na realização da quinta edição da Feira Estadual da Agricultura Familiar e Reforma Agrária - FEAFES, com o objetivo principal integrar campo e cidade, mostrando as potencialidades da agricultura familiar e dos capixabas, assim como, sua importância econômica, cultural e social para todo o Estado. E contou com um publico aproximado de 50 mil pessoas.

Durante o evento, além de exposição e comercialização dos produtos da agricultura familiar e assentamentos, aconteceram atividades de cidadania, encontros de negócios, oficinas artesanais e atividades culturais.

Naquela oportunidade, os (as) agricultores (as) familiares e assentados (as) capixabas puderam divulgar valorizar e vender seus produtos.

A feira promoveu maior interação entre o campo e os movimentos organizados da grande vitória, objetivando mostrar a importância do meio rural para os centros urbanos.

ERCILIA BUENO BASSANI
INCAPER ITAPEMIRIM

    Fonte: INCAPER ITAPEMIRIM
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir