Categoria Geral  Noticia Atualizada em 12-06-2009

Vacinação Anti-Rábica em Marataízes
A Campanha Estadual de Vacinação Anti-Rábica já iniciou em Marataízes...
Vacinação Anti-Rábica em Marataízes
Foto: Arquivo Maratimba.com

A Campanha Estadual de Vacinação Anti-Rábica já iniciou em Marataízes. Todo o sábado a partir do mês de junho 4 equipes da Vigilância Ambiental estarão em uma localidade do Interior, visitando casa a casa e vacinando todos os cães e gatos.

O dia D da vacinação acontecerá na Sede do Município no dia 04 de julho de 209. A vacina anti-rábica é importantíssima para a saúde e bem-estar dos animais e principalmente para o ser humano, pois a Raiva não tem cura e mata.

A doença denominada Raiva é uma encefalite viral aguda, transmitida por mamíferos, que apresenta dois ciclos principais de transmissão: urbano e silvestre.

No ciclo urbano, as principais fontes de infecção são o cão e o gato. No Brasil, o morcego é o principal responsável pela manutenção da cadeia silvestre. "Daí a importância da intensificação da vacinação no interior do município." Outros reservatórios silvestres são: macaco, raposa, coiote, chacal, gato do mato, jaritataca, guaxinim e mangusto.

A transmissão da raiva se dá pela penetração do vírus contido na saliva do animal infectado, principalmente pela mordedura e, mais raramente, pela arranhadura e lambedura de mucosas.

No homem imunidade é conferida através de vacinação acompanhada, ou não, pelo soro anti-rábico em casos de agressão do animal. No animal a imunidade é conferida pela administração anual da vacina ( VARC).

Portanto, não deixe de vacinar o seu animal e garantir a sua saúde.

No dia 06 de maio de 2009 as equipes estiveram em São João do Jabuti, Canaã, Brejo dos Patos e São João do Paraíso.

É importante comentar que mesmo diante da gravidade que a doença Raiva oferece, muitas pessoas não permitem que seus animais sejam vacinados com o argumento de que após a vacinação de 2008 seus animais morreram. Essa atitude compromete todo o trabalho e esforço em se manter o nosso Estado e Município imunizados, protegidos de uma doença tão grave.

Diante deste relato dos moradores a nota técnica da vacina anti-rábica diz que esta tem sua estabilidade e eficácia imunológica comprovadas ao longo de sua história de produção, e que não existem contra-indicações.

    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir