Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 12-06-2009

Comando da Aeronáutica confirma ter avistado novos destroços do voo 447
Primeiros destroços serão avaliados por peritos franceses em Recife
Comando da Aeronáutica confirma ter avistado novos destroços do voo 447
Foto: AFP

RECIFE - O Comando da Marinha e o Comando da Aeronáutica anunciaram na manhã desta sexta-feira (12) ter avistado mais destroços do acidente com o Airbus A330 da Air France. Entretanto, nos trabalhos de hoje, não foram localizados novos corpos.

"Hoje as nossas buscas foram direcionadas para os locais mais prováveis, um pouco a oeste dos pontos onde estávamos ontem realizando as buscas", afirmou Ramon Cardoso, diretor do Departamento de Controle do Espaço Aéreo da FAB. "Já tivemos informação de avistamento de destroços e os navios estão sendo direcionados para o local", completou.

A procura é realizada numa área de 65 a 70 km de raio a partir do local onde houve o último contato da aeronave antes do acidente, mesmo local onde se concentram as buscas por corpos e destroços. A profundidade na área é de cerca de 3.500 metros.

Segundo Cardoso, não houve localização de corpos nesta sexta-feira, embora ainda haja chances de avistamento de novos corpos. "Até o dia 20 ainda seria possível, teoricamente, encontrar (corpos)", disse. Ele explicou que a FAB não fará a análise dos destroços, trabalho que será realizado por técnicos franceses. "Apenas o pessoal técnico vai poder fazer essa identificação das peças."

No próxima dia 14, um técnico francês chegará ao Brasil para fazer uma perícia inicial das peças e avaliar se os destroços serão levados para a França ou se a perícia completa será realizada em território brasileiro.

Os objetos avistados já estão em águas brasileiras, segundo os Comandos da Aeronáutica e da Marinha. Ontem, foram localizados mais três corpos, na área de Dacar, no Senegal.

"A meteorologia indica uma acentuada piora das condições de tempo e visibilidade na área de buscas, o que poderá comprometer os trabalhos. Mesmo com as limitações meteorológicas, as buscas continuarão a ser realizadas, sempre nas áreas que ofereçam condições de voo visual à baixa altura. As condições do mar são favoráveis, com ondas de até um metro de altura", informou a Força Aérea Brasileira.

As duas aeronaves francesas que auxiliavam os trabalhos de buscas não estão em operação nesta sexta-feira. Os equipamentos passam por um trabalho "planejado" de manutenção, segundo as autoridades brasileiras.

Primeiros destroços

Trinta e sete peças dos destroços do voo 447 encontrados pelas equipes de buscas desembarcam no Recife nesta sexta-feira (12). O material será trazido de Natal, onde a fragata Grajaú atracou na última quinta-feira (11) com as peças, pela aeronave C 130 da FAB e será colocado à disposição dos investigadores franceses. Uma parte da cauda do avião encontrada no mar é vista por especialistas como importante para a investigação.

Entre as peças recolhidas, existem algumas íntegras e sem nenhum sinal aparente de fogo. Há uma maleta laranja plástica intacta, garrafas de água mineral, pedaços de assentos da tripulação, máscaras de oxigênio, algumas peças de madeira e um grande pedaço da fuselagem da aeronave.

"Todos os destroços têm uma relevância muito grande, porque a análise deles permite aos investigadores identificar, ou pelo menos ter um auxilio para identificar, qual foi a causa do acidente", disse o brigadeiro Ramon Cardoso.

Comando da Aeronáutica confirma ter avistado novos destroços do voo 447.

Primeiros destroços serão avaliados por peritos franceses em Recife.

Fonte: http://ultimosegundo.ig.com.br
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir