Categoria Acidente  Noticia Atualizada em 13-06-2009

Localização de mais vítimas do Airbus mantém esperança nas b
A localização de mais seis vítimas do acidente do Airbus da Air France no Oceano Atlântico deu hoje novas esperanças
Localização de mais vítimas do Airbus mantém esperança nas b
Foto: http://extra.globo.com

Rio de Janeiro, 12 jun (EFE).- A localização de mais seis vítimas do acidente do Airbus da Air France no Oceano Atlântico deu hoje novas esperanças às autoridades para continuar com as buscas.

Os seis cadáveres foram retirados hoje do mar pelo navio anfíbio francês "Mistral", que ainda não os entregou às autoridades brasileiras, encarregadas da identificação das vítimas, explicou o brigadeiro Ramon Cardoso, chefe do Departamento de Controle do Espaço Aéreo, em entrevista coletiva concedida no Recife.

Com isso, já são 50 os cadáveres recuperados do total de 228 ocupantes do voo AF447.

Cardoso explicou que as equipes de resgate estão preparadas para prolongar as buscas até o dia 25, mas avaliarão a possibilidade de continuar com os trabalhos a cada dois dias a partir da próxima quarta-feira.

No entanto, as autoridades já admitiram que será muito difícil recuperar os 178 corpos que ainda não foram localizados até agora, quase duas semanas depois da tragédia.

"Não há nenhum planejamento de encerrar as buscas. A partir do dia 17, faremos uma reunião a cada dois dias para definir se os trabalhos continuam", disse Cardoso na entrevista coletiva.

O brigadeiro explicou que é possível encontrar restos do avião e cadáveres até 20 dias depois do acidente, mas admitiu a possibilidade de continuar as buscas por mais tempo.

"Só quando não houver nenhuma possibilidade de encontrar corpos e destroços, então encerraremos (as buscas)", falou Cardoso.

A maioria dos cadáveres encontrados passam por análises em laboratório, ou no arquipélago de Fernando de Noronha (PE), local habitado mais próximo do ponto da queda do avião, ou no Recife, onde as autópsias estão sendo completadas.

Os primeiros 16 corpos localizados já estão na capital pernambucana, para onde serão levados amanhã mais 20 cadáveres que ainda estão em Fernando de Noronha.

Outros cinco cadáveres já recuperados permanecerão no arquipélago, além dos três resgatados na quinta-feira e que chegarão ao Recife no sábado, explicou Cardoso.

A Polícia Federal, encarregada das autópsias, informou em comunicado que cumprirá todos os protocolos internacionais de identificação, incluindo exames de arcada dentária, de impressões digitais e de DNA.

A PF considerou que a identificação visual dos corpos pode "não ser conclusiva devido ao estado (de decomposição) em que se encontram".

Além disso, este tipo de identificação por si só "não tem valor legal" e tem que ser acompanhada por testes de laboratório, acrescentou a nota.

As autoridades também anunciaram que um técnico do Departamento Aéreo da França chegará ao Brasil no domingo para estudar os restos recuperados e decidir se serão analisados em território brasileiro ou no país europeu.

Dois navios e um submarino francês fizeram hoje as buscas da caixa-preta do Airbus em uma área de 70 quilômetros de raio a partir do ponto exato no qual o avião da Air France realizou seu último contato.

Caso a caixa-preta não seja encontrada, a investigação dependerá da análise dos restos recuperados flutuando no mar, que poderiam servir para descobrir se o avião explodiu no ar ou se caiu inteiro no Oceano Atlântico.

Parte desses restos, entre eles assentos e máscaras de oxigênio, chegaram hoje de navio ao Recife, onde foram exibidos à imprensa. EFE

Localização de mais vítimas do Airbus mantém esperança nas buscas

Fonte: G1
 
Por:  Robson Souza Santos    |      Imprimir