Categoria Politica  Noticia Atualizada em 13-06-2009

Senadores utilizaram mais de 500 atos secretos
Os atos secretos, o mais novo escândalo do Senado brasileiro...
Senadores utilizaram mais de 500 atos secretos
Foto: Ed Ferreira/AE

Os atos secretos, o mais novo escândalo do Senado brasileiro, estão prestes a se tornar um abuso de proporções muito maiores que se pensava. A comissão instalada para investigar o caso havia identificado o uso de cerca de 300 documentos sigilosos. O número de papéis do tipo, porém, pode ultrapassar 500.

Instituído pelo ex-diretor geral da Casa Agaciel Maia há quase 10 anos, o mecanismo permitiu ao comando administrativo do Senado agir como uma instituição privada e engordar as contas bancárias de funcionários da Casa sem fazer alarde.

Uma reportagem do jornal O Globo revela que o relatório da comissão, que deveria ser revelado nesta sexta-feira, só vai ser apresentado na semana que vem. Isso porque o Senado achou melhor ter cautela para definir como fazer a divulgação dos documentos.

A comissão foi constituída pelo primeiro-secretário da Casa Heráclito Fortes (DEM-PI). No começo das investigações, ele chegou a dizer que pelo menos 280 desses atos permanecem secretos. Por meio desses documentos, foram nomeados amigos e parentes de senadores. O ato sucinto, de seis linhas, desprovido de numeração, não é publicado no boletim do Senado e nem no Diário Oficial da União.

Foi dessa forma que, em outubro de 2008, a Casa autorizou todos os servidores efetivos dos gabinetes de senadores - cerca de 800 - a fazer hora extra, acabando com limites antes estabelecidos.

O Ministério Público Federal já adiantou que vai pedir ao Tribunal de Contas da União (TCU) a anulação de todos os atos e a devolução do dinheiro que teria sido pago indevidamente. O líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (AM) disse na quinta-feira que vai pedir a demissão de Agaciel Maia dos quadros do senado por improbidade administrativa. Durante uma audiência no dia 2 de junho, Maia mentiu para a Mesa Diretora da Casa ao negar a existência dos atos.

Senadores utilizaram mais de 500 atos secretos


Marataízes a Pérola Capixa - o Cartão postal do ES:
Descubra as belezas naturais de Marataizes.Em Marataízes você encontra as melhores praias e lagoas do ES. Acesse o Marataizes.com.br e veja porque a Pérola Capixaba encanta que passa por seu litoral. Saiba as opções de Gastronomia e Hospedagem no mais novo guia comercial de Marataízes e Itapemirim. Guia Maratimba.com

Fonte: http://veja.abril.com.br/
 
Por:  Crispim José Silva    |      Imprimir