Categoria Geral  Noticia Atualizada em 14-06-2009

Acordo na ONU sobre resolução de sanções à Coreia do Norte
Os sete países encarregados do caso norte-coreano na ONU chegaram nesta...
Acordo na ONU sobre resolução de sanções à Coreia do Norte
Foto: AFP

NOVA YORK, EUA (AFP) — Os sete países encarregados do caso norte-coreano na ONU chegaram nesta quarta-feira a um acordo sobre os termos de uma resolução do Conselho de Segurança, com sanções a Pyongyang pelo recente teste nuclear, informaram fontes diplomáticas.

Um diplomata envolvido nas negociações, que não quis ser identificado, destacou que os sete países apresentarão o texto do projeto de resolução aos demais membros do Conselho ainda nesta quarta-feira durante uma reunião plenária.

Ele acrescentou que o texto pode ser objeto de uma votação já na quinta-feira. A aprovação é dada como certa.

Os sete países - os cinco membros permanentes do Conselho (China, Estados Unidos, França, Rússia e Grã-Bretanha), o Japão e a Coreia do Sul - tentavam há 16 dias chegar a um consenso sobre os termos de uma resolução condenando o teste nuclear efetuado pela Coreia do Norte no dia 25 de maio.

As novas sanções estudadas devem incluir um sistema reforçado de inspeções em alto mar dos cargueiros com destino ou em procedência da Coreia do Norte, a ampliação do embargo sobre as armas e mais sanções financeiras.

O jornal sul-coreano Chosun Ilbo noticiou nesta quarta-feira que Seul forneceu aos Estados Unidos informações sobre contas norte-coreanas em bancos estrangeiros, o que pode indicar que Washington se prepara para aplicar sanções financeiras contra o regime de Pyongyang.

Segundo a fonte, Seul teria entregue detalhes de 10 a 20 contas bancárias utilizadas por empresas ou associações sul-coreanas para transferir dinheiro para a Coreia do Norte no âmbito de relações comerciais ou projetos de ajuda.

As suspeitas das autoridades são de que as contas também sejam utilizadas para operações vinculadas a falsificação de moeda, tráfico de drogas ou lavagem de dinheiro.

A maioria das contas fica em bancos chineses, algumas em instituições da Suíça, além de outros países.

Acordo na ONU sobre resolução de sanções à Coreia do Norte.

Mapa da Coreia do Norte.


Marataízes a Pérola Capixa - o Cartão postal do ES:
Descubra as belezas naturais de Marataizes.Em Marataízes você encontra as melhores praias e lagoas do ES. Acesse o Marataizes.com.br e veja porque a Pérola Capixaba encanta que passa por seu litoral. Saiba as opções de Gastronomia e Hospedagem no mais novo guia comercial de Marataízes e Itapemirim. Guia Maratimba.com

Fonte: AFP
 
Por:  Crispim José Silva    |      Imprimir