Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 15-06-2009

A SUSTENTABILIDADE, A TELEFONISTA E A VISíO SISTÊMICA
Na semana passada fui ao escritório de um amigo para, de lá, acompanhá-lo no retorno para casa...
A SUSTENTABILIDADE, A TELEFONISTA E A VISíO SISTÊMICA

Na semana passada fui ao escritório de um amigo para, de lá, acompanhá-lo no retorno para casa. Peguei o endereço com ele, cheguei no prédio e entrei no elevador, logo desembarquei no quinto andar. Dei de cara com uma pequena sala de espera, três cadeiras, uma planta maltratada e um balcão saltando da parede, com uma secretária lá dentro. Eu me anunciei, ela deu um breve telefonema e me pediu para aguardar. Eu fiquei lá pensando na vida, mexi na bolsa, passei batom, pensei na vida de novo. Um barulhinho distante começou a me chamar a atenção, um barulho de água corrente, e fiquei esperando para ver se ele cessaria. Passaram-se uns cinco minutos e eu, não me contendo, resolvi perguntar: "com licença, você está ouvindo um barulho de água caindo?" Secamente a moça disse: "tô!" e desviou o olhar. Eu perguntei, com curiosidade: "vocês estão enchendo alguma caixa d’água?" Ao que ela respondeu, com cara de quem estava com preguiça de mim: "não sei, alguém deve ter deixado uma torneira aberta". Uma torneira aberta? Ouvi essa frase até com eco, de tanto que acho sério o assunto, mas procurei fingir que não me assustei, e fiz a terceira e última pergunta: "mas você não está preocupada com essa água toda indo embora?" Ao que ela respondeu, com a tacada final: "Minha senhora! Eu sou telefonista, e tenho que me preocupar apenas com o meu telefone."

O desfecho da história é que logo o meu amigo chegou, comentei com ele sobre a torneira e ele descobriu que a faxineira tinha deixado um balde enchendo no tanque e que água estava transbordando há, no mínimo, uns 10 minutos.

O mais importante da história é que a telefonista parecia não entender que, se a gente vive em harmonia com o ambiente, vivemos de maneira mais alegre, mais integrada e desenvolvemos uma visão sistêmica.

Sobre a visão sistêmica, podemos dizer que é quando enxergamos a empresa como um sistema, e nos sentimos parte atuante dentro desse sistema. É quando entendemos que somos responsáveis por mais coisas do que simplesmente aquelas que a empresa nos diz que espera de nós. A nossa contribuição passa a ser espontânea e oferecemos o melhor que temos a oferecer, que é o nosso pensamento, a nossa pró-atividade, a nossa atenção para o que temos à nossa volta. Somos seres humanos funcionando com toda a plenitude e enriquecemos o ambiente com a nossa presença.

Sobre a sustentabilidade, pensar de maneira sustentável é uma aptidão que adquirimos com treino e com reflexão. É quando desenvolvemos a nossa percepção e entendemos a importância de todas as nossas ações, e os seus impactos na natureza e na sociedade.

Sobre a telefonista, eu lamento que ela ainda esteja um passo atrás. Hoje em dia é esperado de todos os profissionais que tenham mais atributos e que desenvolvam novas potencialidades para atuar em um mercado cada vez mais competitivo. Para ela fica a nossa sugestão, que reveja os seus valores, na busca de um pensamento global e na busca de uma vida mais harmoniosa, no amplo sentido da palavra.

Fonte: O Autor
 
Por:  Isabella Marinuzzi    |      Imprimir