Categoria Ciência e Saúde  Noticia Atualizada em 15-06-2009

Copacabana recebe campanha pela doação de sangue
Frequentadores da praia receberam panfletos e puderam conferir escultura. Quem tem entre 18 e 65 anos e mais de 50 quilos é doador em potencial.
Copacabana recebe campanha pela doação de sangue
Foto: http://www.coroados.sp.gov.br

Neste domingo (14), dia mundial do doador de sangue, uma campanha em Copacabana, na Zona Sul do Rio, tenta mostrar à população a importância da solidariedade.

O ato de doar sangue não é comum entre os brasileiros. Apenas 1,8% da população brasileira doou sangue nos últimos cinco anos.

Os frequentadores da praia receberam panfletos e puderam conferir uma escultura na areia sobre o tema da campanha.

"(Estamos conscientizando) primeiro que todo brasileiro entre 18 e 65 anos com mais de 50 quilos é um doador em potencial. É fundamental que toda a população nessa faixa etária doe sangue. A segunda coisa é que ela traga mais uma pessoa. Por isso, (a campanha) é entre nessa corrente, é a corrente sanguínea, é a corrente de solidariedade", explicou o coordenador da rede federal de saúde no Rio, Oscar Berro: "Toda pessoa que trouxer uma identidade pode doar e deve doar. O Brasil deve chegar a 2%, que é o índice considerado como ideal, pela Organização Mundial da Saúde."

Berro ainda lembra: "Toda pessoa pode doar duas vezes ao ano."

Médicos também fazem campanha

Na sexta-feira (12), médicos também fizeram uma campanha na Praia de Copacabana para incentivar a doação de sangue. A ação foi organizada pela Associação Brasileira de Banco de Sangue e pelo Hemorio, instituição ligada ao Governo do Estado.

Com direito a cartazes e camisetas, os profissionais distribuíram panfletos explicando como ser um doador. A campanha lembrou o Dia Mundial do Doador de Sangue, comemorado neste domingo. O apelo veio numa hora importante, já que os estoques do Hemorio estão baixos.

Para doar, os voluntários devem ter entre 18 e 65 anos, pesar mais de 50 quilos e estar bem de saúde. O Hemorio funciona todos os dias, inclusive sábado, domingos e feriados, das 7h às 18h. Mais informações no telefone 0800 282 0708.

Copacabana recebe campanha pela doação de sangue

Fonte: G1
 
Por:  Robson Souza Santos    |      Imprimir