Categoria Politica  Noticia Atualizada em 16-06-2009

Senadores vão pedir que Polícia Federal investigue atos secr
Número de decisões clandestinas pode passar de mil. TCU abriu processo para investigar irregularidades.
Senadores vão pedir que Polícia Federal investigue atos secr
Foto: AFP

Um grupo de senadores vai pedir que a Polícia Federal entre na investigação dos atos secretos do Senado. O número de decisões clandestinas pode passar de mil.

O Tribunal de Contas da União (TCU) já abriu o processo para investigar as decisões administrativas irregulares. Até o fim da semana, o TCU deve requisitar todos os atos secretos, que autorizaram o pagamento de horas-extras, concessão de benefícios, demissões de parentes de senadores e de funcionários. Atos que passaram a valer sem ser publicados, desrespeitando a constituição.

"Eles não têm razão de ser no mundo jurídico. Ou seja, não existem esses atos. O que cabe agora é pedir o dinheiro de volta, que o tesouro nacional seja recomposto desses problemas", afirma Marinus Marsico, do Ministério Público no TCU.

Alguns deles nomearam e exoneraram parentes do presidente do Senado, José Sarney. O relatório da comissão de sindicância do Senado foi concluído, mas
está sendo mantido em segredo.

O trabalho da comissão tem recebido muitas críticas. Até porque ela também não teve acesso a todas as informações. "Muito boa, perfeita, mas não vai dar em nada. Comissão, há dez anos que se está fazendo, mais uma, mais uma, uma fundação, não sei o quê, e termina dando em nada", diz o senador Pedro Simon (PMDB-RS).

Durante o feriado, senadores de vários partidos trocaram telefonemas e decidiram que é preciso ir fundo nas investigações. Eles vão pedir a Sarney, para que a Polícia Federal e o Ministério Público assumam a investigação dos atos
secretos.

"Hoje, qualquer relatório assinado por nós senadores, a opinião pública não vai acreditar. Então não vai servir ao que a gente quer. É preciso que seja apurado e que o povo acredite", afirma o senador Cristovam Buarque (PDT-DF).

A Polícia Federal declarou que pediu - por três vezes - informações ao Senado sobre o ex-diretor de Recursos Humanos, João Carlos Zoghbi e que, até hoje, não recebeu resposta. Zoghbi responde a processo administrativo porque teria usado laranjas e empresas fantasmas para intermediar empréstimos a funcionários. Ele nega irregularidades.

Senadores vão pedir que Polícia Federal investigue atos secretos

Fonte: G1
 
Por:  Robson Souza Santos    |      Imprimir