Categoria Politica  Noticia Atualizada em 16-06-2009

Obama mostra firmeza contra Coreia do Norte
Obama observa o colega sul-coreano Lee Myung-Bak respondendo as perguntas da imprensa
Obama mostra firmeza contra Coreia do Norte
Foto: AFP

WASHINGTON, EUA (AFP) � O presidente Barack Obama mostrou firmeza nesta ter�a-feira ante o desafio nuclear lan�ado pela Coreia do Norte � comunidade internacional, e reiterou seu compromisso com a seguran�a da Coreia do Sul.

"Vamos trabalhar com firmeza no desmantelamento do arsenal nuclear da pen�nsula coreana", declarou Obama ao lado de seu colega sul-coreano, Lee Myung-Bak, na Casa Branca.

"Reafirmamos o car�ter duradouro de nossa alian�a, e o compromisso da Am�rica com a seguran�a da Rep�blica da Coreia", ou seja, com a Coreia do Sul, acrescentou.

Obama ainda afirmou que tratar� de garantir a firme aplica��o das san��es adotadas sexta-feira pelo Conselho de Seguran�a da ONU contra a Coreia do Norte, sobretudo as referentes � revista dos carregamentos com destino e procedentes do pa�s comunista.

O objetivo da viagem do presidente sul-coreano a Washington era justamente buscar garantias de que os Estados Unidos continuam comprometidos com a seguran�a de seu pa�s.

Em 25 de maio, a Coreia do Norte efetuou seu segundo teste nuclear, em um desafio aberto � comunidade internacional. Ap�s v�rios meses de negocia��es emperradas pela China, um dos raros aliados do �ltimo regime stalinista do planeta, o Conselho de Seguran�a da ONU chegou a um acordo sexta-feira para refor�ar as san��es adotadas em 2006, ap�s o primeiro teste nuclear efetuado por Pyongyang.

Irritado, o regime comunista avisou que n�o apenas n�o abrir� m�o de suas armas nucleares como tamb�m intensificar� a produ��o de mat�ria f�ssil, e advertiu que qualquer bloqueio imposto � Coreia do Norte ser� considerado como uma declara��o de guerra.

Obama mostra firmeza contra Coreia do Norte.

Obama observa o colega sul-coreano Lee Myung-Bak respondendo as perguntas da imprensa.

Fonte: AFP
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir