Categoria Geral  Noticia Atualizada em 17-06-2009

Manifestantes da oposição fazem marcha silenciosa pela cap
Protestos contra o resultado das eleições entram no quinto dia em Teerã. Oposição contesta a reeleição do presidente Mahmoud Ahmadinejad.
Manifestantes da oposição fazem marcha silenciosa pela cap
Foto: AFP

Milhares de partidários do candidato presidencial derrotado Mir Houssein Moussavi reuniram-se nesta quarta-feira (17) nas ruas do centro de Teerã, segundo testemunhas. Os manifestantes,que protestam contra o resultado das eleições da última sexta, marcharam em silêncio pelas praças Haft-i Tir e Enqelab. Não houve incidentes.

A imprensa estrangeira está proibida de acompanhar os atos.

A televisão estatal iraniana difundiu rápidas imagens da manifestação, apesar de ela ser, oficialmente, proibida pelas autoridades.

Moussavi havia convocado um dia de manifestação e de luto pelas vítimas da repressão policial no país durante os protestos pós-eleitorais dos últimos dias. Em comunicado veiculado em seu site, ele pediu a todos os iranianos que visitem as mesquitas e marchem de forma pacífica pelas ruas para honrar "os mártires e os feridos nos recentes eventos".

Moussavi se proclamou vencedor do pleito presidencial de sexta-feira passada, pouco depois do fechamento dos colégios e denunciou uma suposta fraude a favor de seu rival, o atual presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, a quem o Ministério do Interior concedeu um triunfo por maioria absoluta.

Desde então, o Irã foi palco de protestos e distúrbios entre a oposição e as forças de segurança - apoiadas por grupos de milicianos islâmicos voluntários Basij - que deixaram pelo menos sete mortos.

As sete pessoas cujas mortes foram confirmadas foram vítimas de armas de fogo na segunda-feira na praça de Azadi ao fim de uma grande manifestação liderada pelo próprio Moussavi.

Na terça-feira, médicos e enfermeiras do hospital para onde foram levadas as dezenas de vítimas protestaram contra o governo, assim como comerciantes, garis e muitos outros trabalhadores do país.

Horas depois, milhares de partidários de Moussavi se manifestaram em Teerã apesar da proibição das autoridades, que também vetaram a presença de jornalistas estrangeiros na ruas da cidade.

O Irã suspendeu as credenciais e retém em seus domicílios os jornalistas estrangeiros residentes no país e depois os acusou de "colaboração com agitadores". A oposição usa a internet para tentar barrar a censura.

Manifestantes da oposição fazem 'marcha silenciosa' pela capital do Irã

Fonte: G1
 
Por:  Robson Souza Santos    |      Imprimir