Categoria Geral  Noticia Atualizada em 17-06-2009

Greve do INSS entra no segundo dia
Segundo sindicato, 16 estados e DF aderiram � paralisa��o. Minist�rio da Previd�ncia deve divulgar balan�o ainda nesta manh�.
Greve do INSS entra no segundo dia
Foto: Helvio Romero/Ag�ncia Estado

A greve dos servidores do INSS entrou nesta quarta-feira (17) em seu segundo dia. De acordo com a Federa��o Nacional dos Sindicatos de Trabalhadores em Sa�de, Previd�ncia e Assist�ncia Social (Fenasps), que organiza o movimento, o cen�rio permanece inalterado com rela��o � ter�a-feira, com dezesseis estados e o Distrito Federal participando do movimento.

Os estados que aderiram � greve, segundo a Fenasps, s�o os seguintes: Santa Catarina, S�o Paulo, Par�, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Piau�, Minas Gerais, Esp�rito Santo, Cear�, Par�, Bahia, Mato Grosso do Sul, Para�ba, Sergipe, Amazonas e Rio de Janeiro, al�m do Distrito Federal.

De acordo com o Minist�rio da Previd�ncia Social, no entanto, a ades�o � greve diminuiu. Um balan�o oficial deve ser divulgado ainda durante a manh�. J� a Fenasps diz que divulgar� um novo balan�o da paralisa��o no final do dia.

Atendimento

Mesmo entre os estados que decidiram participar da manifesta��o, h� atendimento em algumas ag�ncias. No Rio de Janeiro, o diretor estadual do Sindicato dos Trabalhadores em Sa�de, Trabalho e Previd�ncia Social (Sindisprev), Osvaldo S�rgio Mendes, informou que 70% das ag�ncias do INSS est�o paradas. Segundo ele, que n�o soube dizer o n�mero de servidores que aderiram � greve, apenas os servi�os essenciais, como per�cias m�dicas pr�-agendadas, est�o sendo feitas.

Na segunda-feira, o Minist�rio da Previd�ncia informou que 176,5 mil segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) foram atendidos, ou 90% do previsto para o dia. Das 1.110 ag�ncias de atendimento em todo o Brasil, 964 enviaram informa��es at� o fechamento do dia. Deste total, 852 unidades tiveram atendimento normal, 100 registraram expediente parcial e 12 ficaram totalmente paralisadas.

"O segurado que n�o conseguiu ser atendido por causa da paralisa��o deve remarcar o atendimento na pr�pria ag�ncia. Um novo hor�rio ser� marcado para a data mais pr�xima. Para efeito de concess�o do benef�cio, ser� considerada a data do agendamento inicial", ressaltou o minist�rio em comunicado.

O reagendamento deve ser feito pela central telef�nica do INSS, pelo n�mero 135.

Suspens�o

Segundo Moacir Lopes, da secretaria de administra��o e finan�as da Fenasps e membro do comando de greve, a entidade tenta conseguir audi�ncia com o ministro Og Fernandes, do Superior Tribunal de Justi�a (STJ), que concedeu liminar requerida pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para suspender a greve dos servidores antes mesmo que ela come�asse.Se a greve for mantida, segundo a liminar, a Federa��o receber� multa di�ria de R$ 100 mil.

"Estamos tentando conversar pessoalmente com ele antes de entrar com um recurso, porque ele concedeu a liminar sem nos ouvir. Estamos exercendo nosso direito de greve", afirma Lopes.

Greve do INSS entra no segundo dia

Fonte: G1
 
Por:  Robson Souza Santos    |      Imprimir