Categoria Trag�dia  Noticia Atualizada em 18-06-2009

Medo ainda impera em Canabrava e Engomadeira
Secret�rio de Seguran�a e Delegado-chefe foram ao enterro do policial
Medo ainda impera em Canabrava e Engomadeira
Foto: http://ibahia.globo.com

Moradores de dois bairros populares de Salvador tentaram, nesta quarta-feira (17), retomar a rotina depois de uma noite de p�nico e terror, mas o medo ainda faz com que muitos evitem comentar as cenas de viol�ncia.

Em Canabrava, cinco pessoas morreram durante a��o da pol�cia. O tiroteio foi depois do assassinato de um policial civil.

No bairro de Engomadeira, um ato de vandalismo assustou os passageiros de dois �nibus. Os ve�culos foram depredados. Segundo a pol�cia, traficantes de drogas foram os respons�veis pela viol�ncia nos dois bairros.

Depois de uma noite de terror, no bairro da Engomadeira, o clima era de medo e tens�o. "Eu n�o estava aqui n�o", esquiva-se uma moradora.

Ter�a-feira (16) � noite, na entrada do bairro, dois �nibus foram destru�dos por v�ndalos, que quebraram as janelas a pauladas e pedradas. No ch�o, ficaram marcas de sangue, peda�os de madeira e at� um peda�o de concreto.

Segundo testemunhas, os passageiros ficaram aterrorizados. Um dos motoristas, que preferiu n�o ser identificado, ficou impressionado com a a��o dos v�ndalos. "O pessoal correndo, todo mundo gritando, se abaixando. Foi um ato de terror mesmo. Vandalismo brutal", conta. Pelo menos 50 homens cercaram os ve�culos.

J� no bairro de Canabrava, outra cena de viol�ncia. Cerca de 100 policiais entraram em confronto com bandidos da localidade de Lajinha, considerada ponto de drogas, depois que o policial civil Jos� Carlos Gon�alves Teixeira foi morto na ter�a-feira � tarde por traficantes durante uma investiga��o. Cinco homens morreram. Hoje o com�rcio abriu as portas normalmente, mas os moradores continuavam assustados e sem querer mostrar o rosto por medo.

"N�o dormi essa noite. Estou sem dormir e sem comer", desabafa uma moradora.

Na sede da Secretaria de Seguran�a P�blica, o secret�rio C�sar Nunes mostrou o material apreendido na opera��o de busca, ter�a-feira � noite, no bairro de Canabrava. Foram recolhidas armas, drogas, uma balan�a de precis�o e muni��o.

Durante a coletiva, a pol�cia informou que o trabalho de investiga��o que resultou na morte do agente foi planejado e que todos os cinco homens mortos tinham envolvimento com o tr�fico de drogas.

"Tanto houve confronto, como houve a morte b�rbara, foi torturado o policial. Estava todo urinado, com marcas de tortura no corpo, dois tiros no cr�nio. Houve excesso da pol�cia? A pol�cia buscou prender essas pessoas que n�o t�m nenhuma no��o de valores humanos", disse o secret�rio C�sar Nunes.

No in�cio da tarde desta quarta-feira, policiais do Comando de Opera��es Especiais voltaram ao bairro de Canabrava, depois de receber den�ncia an�nima de que armas estavam na casa de uma moradora. Eles encontraram mais rev�lveres e pistolas em um quintal. A pol�cia tamb�m apreendeu uma sacola com cinco quilos de maconha e 300 gramas de coca�na.

Sepultamento - O corpo do policial civil morto no bairro de Canabrava foi enterrado na tarde desta quarta-feira no Cemit�rio Jardim da Saudade, em Salvador.

Jos� Carlos Teixeira tinha mais de 25 anos na Pol�cia Civil e h� pelo menos seis fazia trabalho para a Superintend�ncia de Intelig�ncia. Dezenas de agentes e delegados fizeram quest�o de se despedir do policial.

O secret�rio de Seguran�a P�blica C�sar Nunes e o delegado-chefe Joselito Bispo tamb�m foram ao enterro em solidariedade a amigos e familiares. "� uma pessoa que vai fazer falta ao quadro da Pol�cia Civil como um todo. Isso de uma certa forma abalou toda a nossa fam�lia, todos os policiais", diz o policial Le�nidas Costa.

Medo ainda impera em Canabrava e Engomadeira.

Secret�rio de Seguran�a e Delegado-chefe foram ao enterro do policial.

Fonte: http://ibahia.globo.com
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir