Categoria Geral  Noticia Atualizada em 19-06-2009

Khamenei afirma que povo escolheu quem desejava e exige fim dos protestos
Ali Khamenei gesticula durante seu pronunciamento
Khamenei afirma que povo escolheu quem desejava e exige fim dos protestos
Foto: AFP

TEER� (AFP) � O guia supremo iraniano, o aiatol� Ali Khamenei, declarou nesta sexta-feira que "o povo escolheu quem queria" como presidente do Ir�, na vota��o da semana passada criticada pela oposi��o e que terminou com a reelei��o do presidente Mahmud Ahmadinejad.

Khamenei pediu ainda o fim dos protestos contra os resultados das elei��es presidenciais, advertiu que n�o ceder� �s ruas e responsabilizou o "extremismo" da oposi��o por qualquer ato de viol�ncia.

Em uma prega��o na Universidade de Teer�, o guia supremo, a personalidade mais importante do Ir�, tamb�m afirmou que "a elei��o demonstrou a confian�a no regime isl�mico", com uma participa��o excepcional de 85% nas elei��es de 12 de junho.

"Eu quero dizer a todos que estas coisas (as manifesta��es de rua) devem acabar. Estas a��es de rua est�o sendo realizadas para pressionar os l�deres, mas n�s n�o vamos ceder a elas. Eu pe�o a todos para acabar com estas coisas", afirmou Khamenei na Universidade de Teer�.

O aiatol� Khamenei declarou ainda que n�o hesitar� em denunciar aqueles que escolhem outra via que a de participar na festa eleitoral.

O guia supremo advertiu contra o "extremismo" que pode resultar na viol�ncia, em uma mensagem destinada aos partid�rios dos tr�s candidatos que questionam a reelei��o do presidente radical Mahmud Ahmadinejad na vota��o de 12 de junho.

Sete civis morreram nos confrontos � margem das manifesta��es nos �ltimos dias no Ir�.

O aitol� rejeitou as den�ncias de fraudes e reiterou que o presidente foi reeleito com 24,5 milh�es dos votos, o que equivale 63% do eleitorado.

No entanto, fez uma pequena concess�o ao afirmar que qualquer d�vida sobre os resultados deve ser examinada por meio dos canais legais.

Khamenei tamb�m expressou apoio a Ahmadinejad. "As opini�es do presidente s�o mais pr�ximas das minhas que as de Akbar Hachemi Rafsanjani", declarou, em uma refer�ncia ao ex-presidente da Rep�blica Isl�mica, que apoiou o candidato moderado Mir Hossein Moussavi, que segundo os resultados oficiais recebeu 34% dos votos.

O guia supremo do Ir� criticou ainda a atitude dos pa�ses ocidentais a respeito da reelei��o de Ahmandinejad e dos protestos em Teer�.

"Os diplomatas de v�rios pa�ses ocidentais que falavam conosco at� agora com uma linguagem diplom�tico mostraram sua verdadeira face, em primeiro lugar o governo brit�nico", disse Khamenei durante seu serm�o.

Os pa�ses ocidentais se limitaram em geral a criticar a repress�o das manifesta��es, mas alguns pediram uma investiga��o das den�ncias de fraude.

O primeiro-ministro brit�nico, Gordon Brown, afirmou que o Ir� deveria responder as s�rias perguntas levantadas com a reelei��o de Ahmadinejad.

A Rep�blica Isl�mica do Ir� protestou durante a semana contra a interfer�ncia estrangeira em seus assuntos internos.

Khamenei afirma que povo escolheu quem desejava e exige fim dos protestos.

Ali Khamenei gesticula durante seu pronunciamento.

Fonte: AFP
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir