Categoria Geral  Noticia Atualizada em 19-06-2009

Quase metade dos brasileiros usou camisinha na última relação casual
Dados estão em pesquisa divulgada pelo Ministério da Saúde nesta quinta.
Quase metade dos brasileiros usou camisinha na última relação casual
Foto: http://senhorasdodestino.files.wordpress.com

Rafael Targino

Uma pesquisa divulgada nesta quinta-feira (18) pelo Ministério da Saúde sobre o comportamento sexual do brasileiro mostra que quase metade da população usou camisinha em todas relações com parceiros eventuais nos últimos 12 meses, mas que esse número cai quando os parceiros são fixos. A pesquisa diz ainda que os mais jovens na faixa entre 15 e 24 - utilizam mais o preservativo que os mais velhos (entre 50 e 64 anos).

Dos 8 mil indivíduos entre 15 e 64 anos pesquisados em novembro de 2008, 45,7% disseram que usaram preservativo em todas as relações sexuais nos últimos 12 meses com parceiros casuais. Esse índice cai para 19,4% quando os parceiros são fixos.

Apesar disso, o levantamento diz que 21% dos homens que vivem com companheiros/as mantiveram relações sexuais casuais e, desses, 63% não usaram preservativos nessas relações. Mesmo assim, 11% dos que não têm parceiro fixo não fizeram sexo nos doze meses anteriores à data da pesquisa. O ministério também identificou um aumento no número de relações casuais no mesmo período.

De acordo com o ministério, os jovens estão usando mais o preservativo do que os mais velhos. A diferença chega a quase 39 pontos percentuais entre as duas faixas etárias quando se conta a última relação sexual dos últimos 12 meses. 55% dos jovens usaram camisinha, enquanto 16,4% dos mais velhos dispensaram o preservativo.

Quando se contam todas as relações sexuais do ano anterior, a diferença chega a 27,6 pontos percentuais: 49,6% dos que tem entre 15 e 24 anos disseram ter usado camisinha, contra 44,6% dos que tem entre 25 e 49 anos e 32% das pessoas entre 50 e 64 anos.

Segundo o Ministério da Saúde, 60,9% dos jovens que tiveram sua primeira relação sexual nos doze meses anteriores disseram ter usado camisinha: 63,8% dos homens disseram ter usado preservativo, contra 57,6% das mulheres. De acordo com o órgão, como esse público nasceu sob a era da Aids, o uso de camisinha, para eles, é maior.

A pesquisa mostra também que 77,3% dos brasileiros – cerca de 66 milhões- tiveram vida sexual ativa nos doze meses anteriores ao estudo – com vantagem para os homens (81% deles, contra 73,7% das mulheres que responderam ao levantamento). Ao combinar os dados, o ministério identificou que os homens começam sua vida sexual mais cedo, têm mais parceiros (inclusive do mesmo sexo) e mais relações sexuais causais que as mulheres.
Aids

Segundo o ministério, os brasileiros tem um "elevado conhecimento"sobre como se pega Aids – 96,6% afirmaram que a camisinha é o melhor jeito de evitar contaminação e 95,7% disseram que sabem que podem ser infectados em uma relação sexual sem preservativo.

O conhecimento dos riscos de não se usar preservativo é ligeiramente maior entre as pessoas de maior escolaridade –chega a 96,9% entre as pessoas que têm ensino fundamental completo, contra 95,2% dos que têm o primário incompleto.

"O tratamento, apesar de absolutamente necessário, não resolve todos os problemas. Não podemos cair na banalizaçao da doença", afirma o ministro da Saúde, José Gomes Temporão.

Quase metade dos brasileiros usou camisinha na última relação casual
Dados estão em pesquisa divulgada pelo Ministério da Saúde nesta quinta.
Mais jovens usam mais preservativo do que mais velhos, revelam dados.


Marataízes a Pérola Capixa - o Cartão postal do ES:
Descubra as belezas naturais de Marataizes no Maratimba.com.Em Marataízes você encontra as melhores praias e lagoas do ES.

Acesse o Marataizes.com.br e veja porque a Pérola Capixaba encanta que passa por seu litoral. Saiba as opções de Gastronomia e Hospedagem no mais novo guia comercial de Marataízes e Itapemirim. Guia Maratimba.com - Quase metade dos brasileiros usou camisinha na última relação casual camisinha

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Crispim José Silva    |      Imprimir