Categoria Economia  Noticia Atualizada em 19-06-2009

Índice de cheques sem fundos em maio é o maior desde 1991
A emissão de cheques sem fundos bateu um recorde histórico no País em maio...
Índice de cheques sem fundos em maio é o maior desde 1991
Foto: http://economia.dgabc.com.br

A emissão de cheques sem fundos bateu um recorde histórico no País em maio, segundo pesquisa divulgada nesta quinta-feira pela Serasa Experian. Foram registradas 25,2 devoluções a cada mil cheques compensados. Segundo a entidade, esse é o maior número desde 1991, ano em que o levantamento começou a ser realizado. No total, 2,49 milhões de documentos foram devolvidos no mês passado.

Na comparação com abril, houve um aumento de 13,5% no número de cheques devolvidos a cada mil compensados. Em relação a maio do ano passado, acréscimo foi de 18,9%. No ano, foram devolvidos 12,11 milhões de cheques, uma aceleração de 16,3% sobre o mesmo período de 2008.

De acordo com a Serasa, o resultado é reflexo dos efeitos da crise, "tais como a elevação do desemprego e uma maior utilização do cheque pré-datado para compensar os ajustes na oferta de crédito".

No entanto, a entidade afirma que maio costuma registrar maior devolução de cheques em decorrência das vendas do Dia das Mães. "Além disto, as compras parceladas da Páscoa e as despesas com os feriados prolongados do mês anterior também contribuíram para elevação da estatística de cheques devolvidos por falta de fundos no quinto mês do ano", avalia a pesquisa.

Apesar da elevação, os cheques sem fundos seguem ocupando a terceira posição no ranking de representatividade da inadimplência dos consumidores, atrás das dívidas com cartões de crédito e financeiras e das pendências com os bancos. De janeiro a maio deste ano, os cheques devolvidos por falta de fundos representaram 17,5% da inadimplência dos consumidores, abaixo da participação de 22,8% verificada no mesmo período de 2008.

Para o segundo semestre, os técnicos da Serasa ressaltam que a expectativa de recuperação econômica deve reduzir a inadimplência nos cheques.

No ranking por estados, São Paulo registrou o menor índice de cheques devolvidos a cada mil compensados: 18,3 mil. Já a maior taxa foi encontrada no Acre, com 97,6 mil.

Índice de cheques sem fundos em maio é o maior desde 1991.

A emissão de cheques sem fundos bateu um recorde histórico no País em maio...


Marataízes a Pérola Capixa - o Cartão postal do ES:
Descubra as belezas naturais de Marataizes no Maratimba.com.Em Marataízes você encontra as melhores praias e lagoas do ES.

Acesse o Marataizes.com.br e veja porque a Pérola Capixaba encanta que passa por seu litoral. Saiba as opções de Gastronomia e Hospedagem no mais novo guia comercial de Marataízes e Itapemirim. Guia Maratimba.com - Índice de cheques sem fundos em maio é o maior desde 1991 cheques

Fonte: http://economia.dgabc.com.br
 
Por:  Crispim José Silva    |      Imprimir