Categoria Ciência e Saúde  Noticia Atualizada em 20-06-2009

Anvisa proíbe venda de formol em mercados e farmácias do paí
Objetivo é coibir o uso do produto em tratamento estéticos. Método da 'escova progressiva' provoca danos à saúde, diz agência.
Anvisa proíbe venda de formol em mercados e farmácias do paí
Foto: http://www2.uol.com.br

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu, nesta quinta-feira (18), a venda de formol em drogaria, farmácia, supermercado, armazém, empório, loja de conveniência e drugstore de todo o país.

Segundo nota divulgada pela agência, o formol ou formaldeído (solução a 37%), não pode estar disponível em nenhum destes estabelecimentos. A medida foi adota tendo em vista o uso inadequado do produto em tratamentos estéticos.

De acordo com a Anvisa, o formol vinha sendo usado indiscriminadamente em procedimentos popularmente conhecidos como "escova progressiva", com o objetivo de alisar cabelos. O método provoca sérios riscos à saúde.

A adulteração de produtos cosméticos, com adição de formol, por exemplo, já é considerado crime hediondo pelo Código Penal Brasileiro (CPB).

Os estabelecimentos abrangidos pela resolução terão o prazo de 180 (cento e oitenta) dias para promover as adequações necessárias.

Anvisa proíbe venda de formol em mercados e farmácias do país

Fonte: G1
 
Por:  Robson Souza Santos    |      Imprimir