Categoria Policia  Noticia Atualizada em 20-06-2009

Polícia do Irã dispersa manifestação em Teerã
Autoridades montaram forte esquema de segurança em Teerã no sábado
Polícia do Irã dispersa manifestação em Teerã
Foto: www.bbc.co.uk

A polícia iraniana usou canhões de água, cacetetes e gás lacrimogêneo para dispersar alguns manifestantes que foram às ruas em protesto em Teerã, de acordo com testemunhas.

Os manifestantes protestam contra supostas fraudes na eleição do dia 12 de junho, que reelegeu o presidente Mahmoud Ahmadinejad, com 63% dos votos.

Na sexta-feira, o líder supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei, havia exigido o fim das manifestações contra o resultado da eleição.

A polícia havia feito um alerta público para que oposicionistas não se reunissem nas ruas da capital do país. No entanto, muitas pessoas foram às ruas neste sábado na região central de Teerã.

Um correspondente da BBC na praça Enghelab, em Teerã, disse que um forte esquema de segurança foi montado no local, com presença da polícia militar e da milícia Basij, um grupo paramilitar que apóia a Revolução Islâmica.

Uma testemunha disse à agência de notícias AFP ter visto um policial agredindo pessoas que estavam tentando ir ao local. Outra testemunha disse à AFP ter visto cerca de mil pessoas em frente à Universidade de Teerã, que fica próxima à Enghelab.

Duas agências iranianas de notícias afirmaram que duas pessoas ficaram feridas na explosão de uma bomba próximo ao templo em homenagem ao aiatolá Khomeini, líder da Revolução Islâmica de 1979.

Ainda não há confirmação de outras agências de notícias. O trabalho da imprensa tem sido restringido por medidas adotadas pelo governo do Irã.

Líderes da oposição

Durante o sábado, alguns líderes da oposição sugeriram que estavam apoiando as manifestações.

Zahra Rahnavard, a esposa do candidato derrotado Mir Hossein Mousavi, disse, em uma mensagem na sua página no site Facebook, que a marcha planejada para este sábado aconteceria como previsto.

Uma pessoa ligada a outro candidato derrotado, Mehdi Karroubi, disse à BBC que a passeata contaria com a presença de Mousavi e de seu aliado Mohammad Khatami, o ex-presidente reformista.

No entanto, Mousavi não fez um pronunciamento, conforme havia prometido, e em uma declaração posterior a fonte ligada a Karroubi disse que o seu partido havia cancelado o protesto deste sábado.

Autoridades policiais do Irã manifestaram-se contra as demonstrações. O chefe do Conselho de Segurança Estatal do Irã, Abbas Mohtaj, fez um alerta direto a Mousavi.

"Se você provocar e convocar mais destes protestos ilegais, você será responsabilizado pelas consequências", disse. A TV estatal também transmitiu um alerta feito por uma autoridade de segurança, que afirmou que a polícia não vai aturar mais protestos na rua.

Polícia do Irã dispersa manifestação em Teerã.

Autoridades montaram forte esquema de segurança em Teerã no sábado.

Fonte: www.bbc.co.uk
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir