Categoria Geral  Noticia Atualizada em 21-06-2009

Contra sua vontade, sargento gay é transferido para Brasília Tudo sobre sargento gay
Helicóptero levou militar para base de Cumbica para embarcar em avião da FAB. Condepe teme que sargento seja encaminhado a uma carceragem.
Contra sua vontade, sargento gay é transferido para Brasília Tudo sobre sargento gay
Foto: Reprodução/Revista Época

O sargento Laci Marinho de Araújo, preso na madrugada de quarta-feira (4) pelo crime militar de deserção, é transferido de um hospital do Exército, no Centro de São Paulo, para Brasília na manhã desta quinta-feira (5), segundo informações do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Humana (Condepe).

De acordo com o advogado Francisco Lúcio França, o militar, que assumiu publicamente sua homossexualidade em entrevista à revista Época, pode ser encaminhado a uma carceragem em Brasília. O sargento De Araújo era acompanhado no hospital por seu companheiro, o sargento Fernando de Alcântara de Figueiredo.

"Eles me telefonaram desesperados. Foram obrigados a entrar num helicóptero que foi para a Base Aérea Militar de Cumbica. Estão sendo enviados para Brasília", relatou o advogado ao G1 por volta das 11h. Neste horário, o Condepe informou que os militares estavam na Base Aérea Militar de Cumbica, em Guarulhos, na Grande São Paulo, e embarcariam em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) para a capital federal. O Comando do Exército não comentou a informação.

O Condepe quer que o senador Eduardo Suplicy (PT) receba os sargentos em Brasília e acompanhe o caso. De acordo com o parecer do psiquiatra Paulo César Sampaio, do Condepe e do Conselho Regional de Medicina, o sargento De Araújo não teria condições de ser transferido tampouco de permanecer detido em carceragem. Já os médicos do Exército o consideraram apto.

"Ele está com problemas de esclerose múltipla, psicose orgânica e disfunção de labirinto. O seu estado emocional é bastante abalado. Ele chora bastante", relatou o advogado do Condepe em visita ao militar na tarde de quarta-feira. O sargento afirmou ter apresentado documentos que comprovariam que ele toma remédios.

O Condepe quer que o ministro Paulo Vannuchi, da Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República, interceda pelo sargento junto ao ministro da Defesa, Nelson Jobim.

Discriminação
Laci Marinho de Araújo disse ao G1 na quarta-feira acreditar que sua detenção, determinada pela Justiça Militar, esteja relacionada a discriminação pelo fato de ter assumido publicamente sua homossexualidade. Questionado se acha que a prisão foi um ato discriminatório, ele afirmou: "Tudo culminou em relação a isso mesmo".

O ministro da Defesa negou que tenha havido discriminação do Exército ao decretar a prisão do sargento. "O problema não é a discriminação. A questão é verificar se o caso concreto se aplica às regras disciplinares do Exército", disse Jobim.

Laci de Araújo assumiu ser gay em uma entrevista à revista Época e revelou ter um relacionamento de 10 anos com o também militar Fernando Alcântara de Figueiredo. A assessoria de imprensa do Comando do Exército disse, por meio de nota, que "os militares já respondem a procedimentos judiciais, que estão na esfera da Justiça Militar da União, sendo que um deles estava foragido e indiciado por crime militar de deserção, previsto no Decreto-Lei 1001, de 21 de outubro de 1969".

"A prisão efetuada em 4 de junho é decorrente, tão-somente, do poder-dever da administração militar no cumprimento de suas atribuições de polícia judiciária e dos mandados de prisão expedidos pela Justiça Militar. Portanto, não guarda qualquer relação com a situação declarada pelos próprios militares, foco das reportagens, tampouco com a presença dos mesmos no programa de televisão", acrescenta a nota.

Contra sua vontade, sargento gay é transferido para Brasília, diz Condepe
Helicóptero levou militar para base de Cumbica para embarcar em avião da FAB.
Condepe teme que sargento seja encaminhado a uma carceragem.

Veja porque a Pérola Capixaba encanta que passa por seu litoral. Saiba as opções de Gastronomia e Hospedagem no mais novo guia comercial de Marataízes e Itapemirim. Guia Maratimba.com - Contra sua vontade, sargento gay é transferido para Brasília Tudo sobre sargento gay sargento gay

Fonte: Silvia Ribeiro

Acesse o G1

 
Por:  Crispim José Silva    |      Imprimir