Categoria Esportes  Noticia Atualizada em 21-06-2009

Ronaldo ressurge outra vez com título . Tudo sobre Ronaldo
O atacante Ronaldo comemora a conquista do título do Campeonato Paulista de 2009
Ronaldo ressurge outra vez com título . Tudo sobre Ronaldo
Foto: http://globoesporte.globo.com

Carlos Augusto Ferrari

Duas Copas do Mundo, um Mundial Interclubes, uma Copa da Uefa, dois Campeonatos Espanhóis e a eleição de melhor jogador do planeta por três vezes. Ronaldo conquistou tudo o que poderia nos 16 anos de uma das mais brilhantes carreiras da história do futebol. Mas um título do Campeonato Paulista ficará marcado para sempre na memória do atacante. De considerado acabado para o futebol, o craque renasceu ao ser contratado pelo Corinthians, calou os críticos que o chamaram de "jogada de marketing", virou o grande ídolo da nação corintiana e comprovou mais uma vez que o apelido de Fenômeno não foi em vão.

De 9 de dezembro de 2008, data do acerto com o Timão, até 3 de maio, dia do primeiro título com a camisa alvinegra, Ronaldo teve momentos de incerteza. Enquanto era recebido como um herói pela torcida no ano do retorno corintiano à elite do futebol nacional, o craque vivia o contraste de precisar perder muito peso para recuperar a forma física depois de um ano parado e ainda não saber se conseguiria jogar em alto nível por conta de mais uma complicada cirurgia, agora no joelho esquerdo.

- O Corinthians apareceu como a luz no fim do túnel, acreditando em mim e no meu potencial. Vai ser complicado no início, mas será minha grande oportunidade de dar a volta por cima. Não tenho certeza de nada, mas minha vontade é me dedicar ao máximo para chegar próximo da melhor forma. A alegria dos corintianos já pagou o meu sacrifício para voltar - afirmou dias depois do acerto.

A guerra contra a balança e a primeira polêmica

Ronaldo iniciou a pré-temporada em Itu, no início de janeiro, com cerca de 97kg e em uma condição muito abaixo do restante do elenco. A diferença dele para os outros foi notada logo no primeiro treino no interior de São Paulo. Em uma simples corrida pelo gramado do spa onde a delegação se concentrou, o Fenômeno ficou de "retardatário" do restante do grupo. Um prato cheio para as piadas dos torcedores rivais.

- Vou esperar o tempo que for necessário. Sinceramente, não estou com pressa. O clube não tem pressa, o treinador não tem pressa. Lógico que os torcedores querem muito, mas eles ficam em segundo lugar em desejo porque quero muito voltar. Tenho que fazer a coisa certinha, respeitar o espaço e só jogar quando estiver 100% - disse na primeira entrevista.

Durante todo o mês de fevereiro, Ronaldo lutou contra a balança e começou a vencê-la. Tanto que, pela primeira vez desde sua contratação, foi levado a uma viagem do Corinthians, alimentando a esperança pela estreia. O problema é que o apreço do craque pela badalação noturna voltou a falar mais alto. Na madrugada do dia 28, o jogador não cumpriu a ordem de voltar ao hotel em Presidente Prudente às 23h e foi se divertir em uma casa de diversões masculinas na companhia de dirigentes do próprio Corinthians. A atitude custou caro: Ronaldo foi multado e o diretor-técnico Antônio Carlos Zago pediu demissão.

- Trato essas coisas com profissionalismo. Sabíamos que teríamos um ano atípico aqui no Corinthians. O Ronaldo sabe que cometeu um erro e também que tudo foi tratado como seria com qualquer outro jogador - disse Mano Menezes.

A estreia e o gol contra o Palmeiras
Passado o tumulto, Ronaldo estreou uma semana depois, contra o Itumbiara, em Goiás, pela Copa do Brasil. Discreto, pouco fez dentro de campo, mas deixou a torcida esperançosa para a o clássico contra o Palmeiras, logo em seguida, no dia 8 de março. E foi lá que ele começou a mostrar para a Fiel porque é o Fenômeno.

Aos 33 minutos do segundo tempo, 14 depois de ter entrado no lugar de Jorge Henrique, passou pela marcação de Jumar e disparou uma bomba, carimbando o travessão. Quando a primeira derrota parecia impossível de ser evitada, Douglas cobrou escanteio e o atacante subiu para cabecear e fazer o gol de empate do Timão, aos 47 minutos. Na comemoração com a torcida, o alambrado que separa o campo das arquibancadas desmoronou.

A partir disso, Ronaldo começou a evoluir rapidamente. Na partida seguinte, fez um dos gols na vitória por 2 a 1 sobre o São Caetano, o primeiro no Pacaembu. Passou em branco no triunfo no clássico contra o Santos (Dentinho marcou), mas fez outros dois no empate por 2 a 2 com a Ponte Preta e mais um nos 3 a 0 sobre o Ituano, resultado que classificou o Corinthians para as semifinais.

Semifinais e finais: um show de Ronaldo

E foi na fase decisiva que Ronaldo voltou a mostrar sua qualidade. No primeiro jogo contra o São Paulo, no Pacaembu, não produziu o esperado: perdeu uma oportunidade clara na saída de Rogério Ceni e ainda cometeu uma falta violenta sobre o zagueiro André Dias. Os tricolores queriam a expulsão, mas ele recebeu apenas cartão amarelo e o Alvinegro venceu por 2 a 1, de virada. Pela jogada, foi criticado pelo vice-presidente de futebol do rival, Carlos Augusto de Barros e Silva, que o chamou de ex-jogador.

A resposta veio em campo. No segundo tempo, com o Timão já em vantagem no placar, Ronaldo fez um gol como nos velhos tempos. Do meio-de-campo, arrancou em velocidade pela esquerda, deixou para trás o zagueiro Rogério e tocou na saída de Bosco. Era o que ele precisava para mostrar que o Fenômeno está de volta.

- Estou muito emocionado. A festa foi incrível, a torcida veio na paz. Agora, o São Paulo não poderia ser perfeito. Tem sempre alguém falando merda, um babaca. Quero ver se esse dirigente vai aparecer falando gracinha - disparou.

O espetáculo continuou na decisão, diante do Santos. Em plena Vila Belmiro e sob os olhares de Pelé, Ronaldo provou que também é rei. O Corinthians venceu por 3 a 1 com dois gols geniais Dele. No primeiro, dominou com maestria um chutão de Chicão e tocou na saída de Fábio Costa. No segundo, recebeu pelo lado esquerdo da intermediária, driblou bonito Triguinho, viu Fábio Costa adianto e tocou por cobertura. Um golaço! Um gol de Fenômeno! Um gol para valer o primeiro título dele no Timão e muito mais do que a atuação apenas discreta no segundo jogo da decisão.

- Ronaldo é gol. Quando fico cara a cara com gol, é o que eu melhor sei fazer. Sou iluminado - disse.

Amém!
Ronaldo ressurge outra vez com título
Atacante vence batalha contra a balança, supera polêmica sobre noitada em Prudente e é decisivo para o Alvinegro até a conquista da taça do Estadual

Veja porque a Pérola Capixaba encanta que passa por seu litoral. Saiba as opções de Gastronomia e Hospedagem no mais novo guia comercial de Marataízes e Itapemirim. Guia Maratimba.com - Ronaldo ressurge outra vez com título . Tudo sobre Ronaldo Ronaldo

 
Por:  Crispim José Silva    |      Imprimir