Categoria Trag�dia  Noticia Atualizada em 22-06-2009

Brasileiros identificam 11 corpos do voo 447 da Air France
Onze dos 50 corpos recuperados do avi�o da Air France que caiu no Oceano Atl�ntico h� tr�s...
Brasileiros identificam 11 corpos do voo 447 da Air France
Foto: AFP

S�O PAULO, Brasil (AFP) � Onze dos 50 corpos recuperados do avi�o da Air France que caiu no Oceano Atl�ntico h� tr�s semanas foram identificados gra�as �s impress�es digitais e � arcada dent�ria, informaram funcion�rios brasileiros ligados � investiga��o neste domingo.

"S�o 10 brasileiros e um estrangeiro. O �nico estrangeiro identificado at� o momento � de sexo masculino", informou a equipe legista do estado de Pernambuco atrav�s de um comunicado.

N�o foram dados maiores detalhes sobre os trabalhos dos especialistas forenses.
O documento diz apenas que os familiares dos corpos identificados foram informados formalmente por oficiais da pol�cia entre a sexta-feira e o s�bado e que a embaixada da v�tima estrangeira tamb�m foi notificada.

Um necrot�rio especial montado em Recife recebeu 49 dos 50 corpos recuperados da zona do acidente, a 1.000 km do litoral do nordeste brasileiro, e o corpo que falta deve chegar de barco nesta segunda.

Todos eram passageiros do voo AF447 que caiu durante o trajeto Rio-Paris, no pior desastre da Air France em sua hist�ria. A lista de passageiros indica que viajavam pessoas de 32 nacionalidades; entre eles 72 franceses, 59 brasileiros e 26 alem�es.

O comunicado indica que, uma vez identificados, os corpos ser�o entregues �s fam�lias para que se procedam aos funerais.

As autoridades disseram que ainda esperam por informa��es adicionais que permitam a identifica��o de estrangeiros.

"A falta de informa��o pr�via explica o baixo n�mero de estrangeiros identificados", afirma o comunicado.

As autoridades brasileiras advertiram que t�m poucas esperan�as de achar mais restos ou partes do avi�o.

De fato, o avi�o militar brasileiro R99, especializado em rastreamentos noturnos, foi retirado das opera��es de busca dos restos do Airbus da Air France desaparecido no Oceano Atl�ntico h� tr�s semanas, anunciou no s�bado o Ex�rcito em um comunicado.

"O R99 voou mais de cem horas e cumpriu um papel fundamental na opera��o, principalmente em sua fase inicial", afirma o ex�rcito, referindo-se ao aparelho que permitiu localizar os primeiros restos do voo 447.

O Embraer R99 da For�a A�rea brasileira � um avi�o do tipo Awac constru�do em um bimotor executivo de fabrica��o brasileira e idealizado para vigiar a Amaz�nia.

Enquanto isso, a opera��o francesa que busca as "caixas pretas" do avi�o continuam em andamento.

A opera��o inclui um submarino nuclear, que tenta detectar os sinais enviados pelos gravadores de bordo. A emiss�o desses sinais deve cessar ainda esta semana.

Brasileiros identificam 11 corpos do voo 447 da Air France.

Onze dos 50 corpos recuperados do avi�o da Air France que caiu no Oceano Atl�ntico h� tr�s...

Fonte: AFP
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir