Categoria Geral  Noticia Atualizada em 22-06-2009

Obama: EUA estão "preparados" para qualquer míssil coreano n
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, assegurou em uma entrevista à rede "CBS"
Obama: EUA estão
Foto: AFP

Washington, 22 jun (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, assegurou em uma entrevista à rede "CBS" que o país está "totalmente preparado" para o possível lançamento de um míssil de testes norte-coreano no Pacífico.

A Coreia do Norte pode efetuar um lançamento de teste de um míssil de longo alcance em direção ao Havaí entre os dias 4 e 8 de julho.

"O Governo e nossos militares estamos totalmente preparados para qualquer contingência", disse o líder, segundo trechos da entrevista.

Obama negou que esteja advertindo o regime norte-coreano de uma possível resposta militar por parte dos EUA, e disse que não queria "fazer especulações sobre hipóteses".

Na quinta-feira passada, o secretário de Defesa, Robert Gates, anunciou que tinha aprovado o desdobramento de um sistema armamentístico de defesa contra mísseis e um radar perto do Havaí a fim de proteger o arquipélago do possível lançamento norte-coreano.

Gates explicou que a defesa antimísseis no Alasca também está preparada.

O Pentágono observa os movimentos da Coreia do Norte e acredita que os EUA estão em uma "boa posição" para proteger o país no caso de ser necessário.

Obama: EUA estão "preparados" para qualquer míssil coreano no Pacífico

Fonte: EFE
 
Por:  Robson Souza Santos    |      Imprimir