Categoria Informativo CDL  Noticia Atualizada em 22-06-2009

I Seminário Municipal do Meio Ambiente em Marataizes
No dia 05 de junho, foi realizado na Escola Domingos José Martins, o primeiro seminário municipal do meio ambiente de Marataizes.
I Seminário Municipal do Meio Ambiente em Marataizes
Foto: Sec. Agricultura

No dia 05 de junho, foi realizado na Escola Domingos José Martins, o primeiro seminário municipal do meio ambiente de Marataizes. Estiveram presente no local, a vice-prefeita Dilcéia Marvila, chefe de gabinete Luiz Cláudio, secretaria de ação social Angelina, secretario do meio ambiente Renato Gomes, secretario de agricultura Rubens Rodrigues, secretario de pesca Bruno Angelim a diretora da escola Heloisa e a srª. Dalva Ringle, responsável pelo comitê da Bacia do Rio Itapemirim.
Também estavam presentes os palestrantes, Helimar Rabelo que é Biólogo e Prof. da Faculdade São Camilo o Promotor de Justiça da área ambiental Vagner Eduardo Vasconcelos , Aline Nunes Oceanógrafa e Vanderleia , representante da Pastoral Ecológica.

O objetivo do seminário foi buscar melhorias e conscientização da população em relação ao meio ambiente na região de Marataizes.
O prof. Helimar ministrou a palestra falando sobre a Importância das Áreas de Reserva Legal para a manutenção da Fauna e Flora.
Apresentou um estudo de Implantação de Manejo nas plantações de café, feito na fazenda Brunoro em Venda Nova do Imigrante.
E provou que, com a preservação da mata nativa e algumas modificações feitas nas fazendas, o Agricultor pode aumentar sua produção e diminuiu seus custos em até 80 % .
Antes na Fazenda Brunoro a água usada para lavar os cafés eram jogados nos córregos, depois da implantação de manejo essas águas passaram a ser armazenadas em tanques e depois usadas para irrigação das lavouras, diminuindo a poluição nos córregos e servindo também como adubo.

Plantar árvores em volta das lavouras, preservar os córregos, diminuir o uso de agrotóxicos, reaproveitar a água, plantar corredores ecológicos no meio das plantações, construir caixas secas para segurar a água da chuva e preservar a natureza, essas atitudes podem ser tomadas em qualquer propriedade, independente da região em que ela esteja e independente do tipo de cultura, entre elas café, abacaxi, cana, seringueira, eucalipto e frutas cítricas, são atitudes simples, mas que faria uma diferença significativa em nosso meio ambiente. Essa foi a colocação do prof. Helimar Rabelo durante sua apresentação no seminário.

A Prof. Vanderleia, representante do Pastoral Ecológica, levantou algumas questões em relação ao lixo.
Informou que cada brasileiro produz em média 1,5 kg de lixo por dia e 75 % dos brasileiros jogam lixo em céu aberto, e mais de 50% dos lixos poderiam ser reaproveitados se os mesmos fossem separados em nossas residências.
A palestrante falou sobre o projeto Catadores de Esperança, que conta com o apoio da Petrobrás e Prefeitura municipal de Marataizes, nesse projeto são realizados trabalhos de reciclagem do lixo, fabricação de sabão de óleo e o mais importante de todos , a ressocialização e valorização do ser humano. Em um dos trabalhos dos Catadores de Esperança, feito no período de setembro a abril de 2008 , foram recolhidos mais de 70.000 kg de material reciclável, somente na região do centro de Marataizes.
Esta sendo feito um cadastro dos moradores locais, para a conscientização da importância de se separar o lixo seco do lixo molhado das residências, como exemplo as garrafas pet, os papeis, plásticos, óleos de cozinha etc. Hoje já existem 348 moradores cadastrados no projeto que os catadores de esperança passam recolhendo o lixo reciclável. O óleo de cozinha que não será mais utilizado pela dona de casa, pode ser colocado em garrafas pet’ e levado até o Projeto ou ligar que eles iram nas residências buscar, assim você estará preservando o meio ambiente e ajudando os catadores de esperança a ter uma vida melhor

A CDL Marataizes e Itapemirim, agradece aos organizadores o convite de estar participando de um evento tão importante para a cidade de Marataizes.


Sara Mezini


    Fonte: CDL Itapemirim e Marataízes - ES
 
Por:  CDL Marataízes e Itapemirim    |      Imprimir