Categoria Politica  Noticia Atualizada em 22-06-2009

Ex-diretores do Senado faziam parte de "quadrilha"
O senador Arthur Virg�lio (PSDB-AM), nesta segunda-feira (22)
Ex-diretores do Senado faziam parte de
Foto: Ag�ncia Senado

Eduardo Bresciani

O l�der do PSDB no Senado, Arthur Virg�lio (AM), afirmou nesta segunda-feira (22) que os ex-diretores da Casa Agaciel Maia e Jo�o Carlos Zoghbi fazem parte de uma "quadrilha". Para Virg�lio, senadores devem estar envolvidos nas irregularidades realizadas pelos servidores. A crise na Casa piorou ap�s a revela��o de que atos administrativos da Casa foram mantidos em segredo deliberadamente.

O tucano se referiu aos dois como "ladr�es comprovados" e disse que a s�rie de den�ncias contra a Casa surgiram ap�s o PSDB anunciar que n�o apoiaria a candidatura de Jos� Sarney (PMDB-AP) � presid�ncia porque este n�o afastaria Agaciel da diretoria-geral.

O G1 deixou recado no escrit�rio do advogado de Zoghbi, Antonio Carlos de Almeida Castro. A secret�ria do advogado disse que daria o recado ap�s ele sair da reuni�o da qual participava. A reportagem tamb�m deixou recado no celular de Agaciel Maia, mas n�o obteve resposta at� o momento.

Virg�lio defendeu que os dois ex-diretores sejam demitidos e presos. Afirmou, em rela��o a Agaciel, que tentar� impedir que o funcion�rio se aposente.

"Talvez se eu n�o tivesse, com pouqu�ssimas informa��es, dito o que disse a coisa estivesse me banho-maria at� hoje. (...) Essa quadrilha levou para casa pen drive e come�ou a soltar drops aqui, drops acol�, viagem que um fez aqui que o outro fez l�", disse o tucano.

Entenda os esc�ndalos que atingem o Senado desde 2007

O l�der do PSDB afirmou que na divulga��o dos atos secretos certamente se descobrir� que muitos atos foram mantidos sob sigilo como forma de chantagem para ser usado por Agaciel.

"O senhor Agaciel, formado, doutorado e p�s-doutorado em chantagem, quem sabe transformou em secretos atos que n�o tinha porque ser secretos. � a l�gica do chantagista, de acumular poder. Duvido que o senhor Agaciel tenha praticado estes crimes todos sozinho, tem senador por tr�s dele, tem gente com mandato por tr�s dele, temos que saber isso", afirmou o tucano.

Respostas

O tucano aproveitou para explicar informa��es que, segundo ele, Agaciel vazava para a imprensa. Segundo Virg�lio, o ex-diretor-geral vazou uma informa��o de que o tucano teria contratado seu professor de jiu-j�tsu como funcion�rio de gabinete. Ele nega que o contratado seja seu "personal trainer" e garantiu que ele presta servi�os no estado do Amazonas.

Virg�lio atribuiu tamb�m ao ex-diretor-geral uma informa��o de que o senador teria se valido de um empr�stimo da Casa para pagar hospedagem em Paris. O tucano disse que teve um problema com o cart�o de cr�dito e pediu a um amigo, que era funcion�rio do Senado, que o ajudasse para conseguir pagar a di�ria. Este amigo teria procurado Agaciel, que teria feito o empr�stimo.

Virg�lio disse que pagou o valor emprestado na volta desta viagem, que teria acontecido h� mais de cinco anos. "Nao fa�o neg�cio com chantagista de nenhuma esp�cie", disse o l�der do PSDB.
Sarney

O senador pelo Amazonas fez provoca��es a Sarney, que preside a sess�o. Disse n�o concordar com a forma com que o presidente da Casa conduz a crise. Cobrou do peemedebista uma postura de rompimento com Agaciel, que foi colocado no cargo de diretor-geral na d�cada de 90 por Sarney. Recentemente, Sarney tamb�m foi padrinho de casamento de uma filha do ex-diretor.

Virg�lio fez men��o tamb�m � den�ncia de que um mordomo de sua filha Roseana (PMDB-MA), atual governadora do Maranh�o, � pago com dinheiro do Senado.

"Vossa excel�ncia ter� de dar explica��o sobre o mordomo. Precisamos de atitudes firmes. N�o considerei que sua entrevista na sexta-feira tenha sido firme. A �poca de panos quentes acabou. Vossa excel�ncia precisa romper todo e qualquer la�o com essa camarilha. Se vossa excel�ncia n�o romper, n�o ter� condi��o de comandar a casa", afirmou Virg�lio.

O tucano comentou ainda a afirma��o de Sarney de que enviar� ao Supremo Tribunal Federal (STF) qualquer den�ncia de envolvimento de senadores nas fraudes na Casa. Virg�lio entende que o mais adequado seria mandar as investiga��es para o Conselho de �tica. Ele afirmou ainda que n�o descarta encaminhar um processo contra o pr�prio Sarney, se for necess�rio.

"N�o exitaria em colocar o nome de vossa excel�ncia do Conselho de �tica, se julgar necess�rio". Sarney ainda n�o respondeu a Virg�lio.
Cristovam

Em aparte a Virg�lio, o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) disse sentir-se intimidado pelo ex-diretor-geral. Ele suspeita que Agaciel estivesse por tr�s da informa��o de que sua esposa trabalhou na lideran�a do PDT, divulgada na sexta-feira (19).

Cristovam afirmou que a contrata��o realmente ocorreu, mas teria durado poucos dias. Segundo o senador do PDT, ao ser informada que sua contrata��o implicaria um aumento de sal�rio em rela��o ao que recebe como servidora de carreira da C�mara, sua esposa pediu para ser devolvida para a origem. "N�o houve nenhum gasto extra para a Casa", disse Cristovam.

Ex-diretores do Senado faziam parte de "quadrilha", acusa l�der do PSDB
Tucano defendeu que os dois ex-diretores sejam "demitidos e presos".
Senadores devem estar envolvidos em irregularidades, diz Arthur Virg�lio.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir