Categoria Geral  Noticia Atualizada em 23-06-2009

Ministério da Saúde. VIP: Sobe para 15 o número de casos suspeitos da nova gripe no Brasil
Sobe para 15 o número de casos suspeitos da nova gripe no Brasil
Ministério da Saúde. VIP: Sobe para 15 o número de casos suspeitos da nova gripe no Brasil
Foto: Reprodução TV

O Ministério da Saúde informou neste domingo (3) que o número de pessoas com suspeita de ter contraído gripe suína no Brasil subiu de 14 para 15. Os casos suspeitos estão sendo investigados em quatro estados e no DF: São Paulo (6), Rio de Janeiro (3), Minas Gerais (3), Distrito Federal (1), Espírito Santo (1) e Mato Grosso do Sul (1).



Outros 44 casos estão sendo monitorados pelo ministério em 17 estados: São Paulo (sete casos), Minas Gerais (cinco casos), Espírito Santo, Rio Grande do Norte e Sergipe (quatro casos), seguidos de Bahia, Rio de Janeiro e Paraná (três casos cada), Amazonas, Mato Grosso do Sul, Paraíba e Santa Catarina (dois cada), Ceará, Pernambuco e Rio Grande do Sul (um cada).



Veja cobertura completa sobre a doença



O ministério informou ainda que 43 casos que estavam sendo monitorados foram descartados – 21 deles em São Paulo e nove no Rio de Janeiro. O órgão alertou que o Gabinete Permanente de Emergências alterou os critérios para a definição de caso suspeito, a fim de ampliar a vigilância da circulação do vírus no país.



De acordo com os novos critérios, passam a ser consideradas suspeitas as pessoas que estiveram em qualquer área dos países que confirmaram casos e que apresentem sintomas do Influenza A, e também as que tenham tido contato próximo com pessoas infectadas.



OMS vê possibilidade de produzir vacina



Até sexta, eram destacadas como possíveis suspeitas apenas as pessoas que vinham de áreas ou estados afetados dentro desses países com casos já confirmados da doença. Segundo nota divulgada à imprensa, a mudança ocorreu a partir da ampliação do número de países com confirmações de casos da doença e, ainda, o aumento de áreas afetadas pelo vírus dentro dos países.

O diretor de Vigilância Epidemiológica do Ministério da Saúde, Eduardo Hage, afirmou no sábado (2) que nenhum dos pacientes com suspeita da doença está em estado grave. Segundo ele, todos os 14 suspeitos de terem contraído o influenza A estiveram nos últimos dias em países já afetados pelo vírus H1N1.

Governo brasileiro alerta contra automedicação



Hage acrescentou que tão logo o Brasil receba os insumos capazes de fazer diagnósticos específicos para a doença, em cerca de 48 horas será possível detectar se entre os suspeitos há algum caso confirmado da doença.

A representação da Organização Mundial da Saúde (OMS) no Brasil informou que o pais deve receber em breve kits de diagnóstico da doença. Os kits permitiriam detectar a atual cepa (linhagem) do vírus da gripe de dois a três dias, contra até 15 dias dos exames realizados atualmente.

Sobe para 15 o número de casos suspeitos da nova gripe no Brasil
Mato Grosso do Sul e Distrito Federal têm casos suspeitos.
Segundo o Ministério da Saúde, 44 casos estão sendo monitorados.


Ministério da Saúde. VIP: Sobe para 15 o número de casos suspeitos da nova gripe no Brasil Sobe para 15 o número de casos suspeitos da nova gripe no Brasil gripe suina

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Crispim José Silva    |      Imprimir