Categoria Geral  Noticia Atualizada em 23-06-2009

A330. VIP: O submarino Emeraude atracado em Toulon, França
O submarino Emeraude atracado em Toulon, França
A330. VIP: O submarino Emeraude atracado em Toulon, França
Foto: AFP

PARIS, França (AFP) — O submarino nuclear de ataque (SNA) francês "Emeraude" se integrou nesta quarta-feira às operações de busca das caixas-pretas do Airbus da Air France que desapareceu no Atlântico após decolar do Rio de Janeiro, anunciou o Estado-Maior da França.

"O "Emeraude" começará sua patrulha na manhã em uma primeira zona de busca de 20 por 20 milhas náuticas, ou seja 36 por 36 km, que deve levar um dia", afirmou o capitão de navio Christophe Prazuck.

"Mudará de zona a cada dia na missão, que não teve a duração fixada", completou, antes de afirmar que o submarino terá a ajuda a partir da tarde do navio "Mistral".

O uso de um SNA em tais circunstâncias é uma novidade, pelo menos para a França. O "Emeraude" utilizará sonares para tentar localizar o sinal emitido pelas caixas-pretas.

Com uma tripulação de 72 homens e os 226 a bordo do "Mistral", o dispositivo francês de busca estará integrado por quase 400 militares, contra 160 até terça-feira.

Às duas unidades se unirão à fragata Ventôse, a dois aviões de patrulha marítima Breguet Atlantique e ao avião de vigilância marítima Falcon 50.

Submarino nuclear francês se une à busca pelas caixas-pretas do A330.

O submarino Emeraude atracado em Toulon, França. A330. VIP: O submarino Emeraude atracado em Toulon, França O submarino Emeraude atracado em Toulon, França A330

Fonte: AFP
 
Por:  Crispim José Silva    |      Imprimir