Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 23-06-2009

MARKETING E SUSTENTABILIDADE
Se traduzirmos marketing, ao p� da letra, encontramos a palavra...
MARKETING E SUSTENTABILIDADE

Pra fazer a gente pensar, o papo hoje � marketing e sustentabilidade.

Se traduzirmos marketing, ao p� da letra, encontramos a palavra "mercadologia", ou seja, o estudo do mercado.

Se tivermos uma empresa, � a partir do marketing que passamos a prestar aten��o no ambiente externo, no mercado no qual estamos inseridos, para conhecermos os diversos fatores que impactam na nossa atua��o.

Os clientes, os concorrentes, as leis, os fornecedores, tudo e todos que est�o al�m dos muros da empresa constituem o universo desse ambiente externo.

Precisamos identificar as situa��es que favore�am e as que desfavore�am o nosso trabalho, e, a partir delas, adequar o nosso posicionamento estrat�gico.

Posicionamento estrat�gico � a maneira como queremos que o cliente nos veja, a nossa imagem. E queremos ser conhecidos como empresas que atuam n�o s� para a realiza��o das nossas atividades profissionais, mas tamb�m como uma empresa respons�vel, amiga do meio ambiente e antenada com o dia a dia da comunidade.

Aprendemos na escola que temos que ter pr�ticas respons�veis com o meio ambiente para garantir a sobreviv�ncia do planeta. Para o ponto de vista empresarial, sustentabilidade � quando temos pr�ticas respons�veis com o meio ambiente para garantir a sobreviv�ncia do neg�cio. Se eu trabalho com pr�ticas sustent�veis, vou ser admirado pelos consumidores e possuir uma vantagem competitiva.

Vantagem competitiva � a capacidade de gerar valor, quando eu me diferencio do meu concorrente e me coloco em posi��o de oferecer alguma coisa a mais que ele.

Na hora da decis�o de compra, o cliente decide que vai comprar um produto se o benef�cio que este produto proporciona for maior que o custo, esse benef�cio � o valor do produto.

O custo que temos para produzir um produto � fixo, mas os valores que o cliente atribui ao produto n�o, esses v�o aumentar ou diminuir de acordo com percep��o que ele tem. Esse � o "pulo do gato".

Atribu�mos valor ao nosso produto quando trabalhamos de forma limpa e respons�vel, valorizando as pr�ticas sustent�veis.

J� ouvimos falar que a marca de uma empresa tem valor, e explico que o valor de uma marca � o quanto ela gera de lucro, ou seja, o quanto uma marca consegue vender. A marca � um valor intang�vel que trabalha de maneira a criar uma expectativa nas pessoas, e ajuda � ou atrapalha � na hora da decis�o de compra.

Atrav�s de atitudes respons�veis, voc� gera valor para a sua marca e conquista a confian�a do mercado. Portanto, na atualidade, ser uma empresa socialmente respons�vel � um fator de diferencia��o que, al�m de dar a sua colabora��o para o meio ambiente e para a sociedade, melhora a imagem institucional da sua empresa, fortifica o seu relacionamento com os clientes e d� o exemplo do que devemos fazer para a constru��o de um mundo melhor.

Fonte: O Autor
 
Por:  Isabella Marinuzzi    |      Imprimir