Categoria Ci�ncia e Sa�de  Noticia Atualizada em 23-06-2009

Governo recomenda adiar viagens para Argentina e Chile
O Minist�rio da Sa�de recomendou hoje o adiamento de viagens ao Chile e � Argentina
Governo recomenda adiar viagens para Argentina e Chile
Foto: http://www.sidneyrezende.com

Da EFE

S�o Paulo, 23 jun (EFE).- O Minist�rio da Sa�de recomendou hoje o adiamento de viagens ao Chile e � Argentina como forma de preven��o contra a gripe su�na, numa medida especialmente direcionada a idosos, crian�as com at� dois anos de idade e pessoas com baixa imunidade.

Segundo um comunicado oficial, a recomenda��o foi emitida com base em "crit�rios epidemiol�gicos, uma vez que h� um grande n�mero de casos da gripe no Brasil" de pessoas que viajaram para esses dois pa�ses.

A medida pode ser estendida a outros pa�ses "com quadros semelhantes" aos de Chile e Argentina, acrescentou a nota.

O ministro da Sa�de, Jos� Gomes Tempor�o, ressaltou que as viagens n�o est�o proibidas, mas que deve haver "prud�ncia e bom senso".

"As autoridades de sa�de recomendam que crian�as, idosos e os que passam por tratamento de quimioterapia ou de aids, imunodeprimidas, evitem viajar para onde o v�rus circula. Os dois pa�ses que mais t�m casos na Am�rica do Sul s�o Chile e Argentina", relatou o ministro a jornalistas em S�o Paulo.

Al�m do Minist�rio da Sa�de, o Governo de S�o Paulo tamb�m recomendou hoje que os habitantes do estado evitem viajar para os pa�ses onde h� transmiss�o da gripe, especialmente Argentina e Chile.

"A recomenda��o tamb�m � v�lida para os demais pa�ses da Am�rica do Sul que registraram transmiss�o da doen�a", diz um comunicado oficial.

A assessoria de imprensa da Secretaria explicou � Ag�ncia Efe que a �nfase nos dois pa�ses como destinos de alto risco se deve ao fato de que muitos brasileiros aproveitam as f�rias de meio de ano para visitar esta��es de esqui como Bariloche, na Argentina, e Valle Nevado, no Chile.

A Secretaria informou que 40% dos 116 casos confirmados da gripe no estado de S�o Paulo correspondem a pessoas que viajaram para a Argentina, pa�s que contabiliza dez mortes decorrentes da doen�a e 1.213 ocorr�ncias confirmadas.

O Chile, por sua vez, registra sete v�timas fatais e 4.315 casos da gripe.

Nas �ltimas semanas, com a chegada do inverno, os casos da gripe no Brasil chegaram a 240 pessoas, segundo o boletim divulgado na segunda-feira pelo Minist�rio da Sa�de.

Governo recomenda adiar viagens para Argentina e Chile

Fonte: G1
 
Por:  Robson Souza Santos    |      Imprimir