Categoria Geral  Noticia Atualizada em 23-06-2009

Khamenei aceita ampliar prazo para queixas sobre eleição
O líder supremo da Revolução iraniana, o aiatolá Ali Khamenei, aceitou a proposta do Conselho dos Guardiães
Khamenei aceita ampliar prazo para queixas sobre eleição
Foto: http://www.24horasnews.com.br

Da EFE

Teerã, 23 jun (EFE).- O líder supremo da Revolução iraniana, o aiatolá Ali Khamenei, aceitou a proposta do Conselho dos Guardiães de prorrogar em cinco dias o prazo para a apresentação de queixas relacionadas às eleições do último dia 12, informou a TV estatal.

Segundo a fonte, Khamenei informou ao Conselho que "aceita o pedido" feito pelo secretário dos Guardiães, o aiatolá Ahmad Janati.

Janati fez o requerimento para que todos os candidatos possam apresentar suas objeções e para que não exista qualquer suspeita de ambiguidade" sobre o resultado das eleições, denunciadas como fraudulentas pela oposição.

O Conselho, encarregado de validar os resultados do pleito presidencial, recebeu até agora 646 queixas de irregularidades na votação.

Segundo o órgão, em pelo menos 50 cidades o número de votos foi o maior que o de eleitores registrados.

No entanto, o Conselho já disse que nem a apuração aleatória nem os votos a mais mudarão significativamente o resultado do pleito. Além disso, em nenhum momento cogitou a repetição das eleições.

"Se tivesse ocorrido uma grave ilegalidade nas eleições, o Conselho teria anulado os votos nas urnas, colégios, distritos ou cidades envolvidas, como já fez outras vezes em eleições parlamentares", disse o porta-voz do órgão, Ali Abbas Kadkhodaei.

"Mas, felizmente, nestas eleições presidenciais não encontramos vestígios de nenhuma fraude maciça. Não houve violações graves. Portanto, não há chances de o pleito ser anulado", ressaltou.

Khamenei aceita ampliar prazo para queixas sobre eleição

Fonte: EFE
 
Por:  Robson Souza Santos    |      Imprimir