Categoria Geral  Noticia Atualizada em 23-06-2009

R.Unido anuncia expulsão de 2 diplomatas iranianos
O primeiro-ministro do Reino Unido, Gordon Brown, disse hoje que expulsará dois diplomatas iranianos
R.Unido anuncia expulsão de 2 diplomatas iranianos
Foto: AFP

Da EFE

Londres, 23 jun (EFE).- O primeiro-ministro do Reino Unido, Gordon Brown, disse hoje que expulsará dois diplomatas iranianos em resposta a uma medida similar adotada por Teerã nesta segunda-feira.

O anúncio foi feito na Câmara dos Comuns, onde Brown disse que a decisão das autoridades iranianas se baseia em acusações "infundadas".

"Em resposta a essa ação, informamos hoje ao embaixador iraniano que expulsaremos dois diplomatas iranianos da embaixada em Londres", explicou o primeiro-ministro britânico.

"Estou decepcionado, porque o Irã nos colocou nesta situação. Mas continuaremos buscando boas relações com o Irã e pedindo ao regime que respeite os direitos humanos e as liberdades democráticas do povo iraniano".

Segundo a agência de notícias "Press Association", o Irã expulsou dois diplomatas britânicos por "atividades inconsistentes com seu status diplomático", um eufemismo que, na linguagem da diplomacia, costuma significar espionagem.

No sábado passado, o ministro de Exteriores do Reino Unido, David Miliband, rejeitou as acusações de seu colega iraniano, Manouchehr Mottaki, de que o país, junto com a Alemanha e a França, encorajou os protestos em Teerã.

Em discurso transmitido pela televisão estatal iraniana, Motakki deu a entender que esses países estão por trás dos distúrbios e manifestações que sacodem o país, desde a divulgação dos resultados das eleições presidenciais do dia 12 de junho, que a oposição considera fraudulentos.

O chefe da diplomacia britânica acusou seu colega iraniano de tentar "transformar as disputas dos iranianos por causa dos resultados das eleições em uma batalha entre o Irã e outros países", o que, para ele, "não tem fundamento".

A declaração do ministro de Exteriores foi divulgada depois que as autoridades iranianas decidiram expulsar o correspondente permanente da emissora britânica "BBC" em Teerã, John Leyne, acusado de publicar "informações falsas" e de "não manter a objetividade".

Há mais de uma semana, o Irã é palco de grandes protestos e enfrentamentos entre as forças de segurança e a oposição, que denunciou uma fraude nas eleições presidenciais.

Os partidários do líder opositor Mir Hussein Moussavi contestaram a validade dos resultados oficiais, que atribuem a vitória ao presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, mas o Conselho de Guardiães, órgão que deve validar as eleições, já declarou que não anulará o pleito.

R.Unido anuncia expulsão de 2 diplomatas iranianos

Fonte: EFE
 
Por:  Robson Souza Santos    |      Imprimir