Categoria Economia  Noticia Atualizada em 23-06-2009

Taxa de desemprego em SP tem leve queda em maio, para 14,8%
A taxa de desemprego na regi�o metropolitana de S�o Paulo ficou quase est�vel na passagem de abril para maio
Taxa de desemprego em SP tem leve queda em maio, para 14,8%
Foto: Divulga��o

S�O PAULO - A taxa de desemprego na regi�o metropolitana de S�o Paulo ficou quase est�vel na passagem de abril para maio, indo de 15% para 14,8%. Os dados constam da pesquisa da Funda��o Sistema Estadual de An�lise de Dados (Seade) e do Departamento Intersindical de Estat�stica e Estudos Socioecon�micos (Dieese).

Segundo o levantamento, o n�mero de desempregados recuou em 4 mil, somando 1,564 milh�o de pessoas. No m�s, foram criadas 115 mil vagas e 111 mil pessoas foram adicionadas ao mercado de trabalho.

O n�vel de ocupa��o aumentou em 1,3%, atingindo 9,003 milh�es de pessoas. Todos os setores ampliaram o quadro de funcion�rios, com exce��o do Com�rcio, que fechou 1 mil vagas. O conjunto agregado de Outros Setores, onde est�o inclu�dos empregados dom�sticos e da constru��o civil, gerou 49 mil postos de trabalho. Os Servi�os criaram 37 mil e a Ind�stria abriu 30 mil vagas no m�s.

Outro detalhe, segundo a pesquisa do Dieese, � que o aumento dos empregos partiu do setor privado, respons�vel por 87 mil novas ocupa��es. O setor p�blico, por sua vez, fechou 18 mil postos.

Na an�lise por localidade, a Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED) mostra que, na capital paulista, o desemprego passou de 14,6% em abril para 14% um m�s depois. Nos demais munic�pios da regi�o metropolitana, a taxa saiu de 15,5% e foi para 15,8%. Na regi�o do ABC, seguiu em 13,1%.

O sal�rio m�dio real dos ocupados na regi�o metropolitana de S�o Paulo subiu 1,6% de mar�o para abril, ficando em R$ 1.312. Em rela��o a abril de 2008, contudo, esse vencimento m�dio est� 3,6% menor.

(Valor Online)

Taxa de desemprego em SP tem leve queda em maio, para 14,8%

Fonte: G1
 
Por:  Robson Souza Santos    |      Imprimir